Cidades

Hospital de Base oferece exames para detectar portadores de glaucoma

postado em 26/05/2011 09:52
O Hospital de Base do Distrito Federal realiza, durante essa quinta-feira (26/5), exames para detectar o glaucoma. O objetivo é prevenir a população no Dia Nacional do Glaucoma. Os atendimentos acontecem de 8h30 às 12h e de 14h às 18h no ambulatório da oftamologia da unidade de saúde. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, não é necessário pré-agendamento e serão distribuídas senhas para os interessados.

O foco dos exames é detectar pessoas com 40 anos ou mais que podem ser portadores de glaucoma. Durante a programação, os interessados passarão por dois exames, a tonometria pneumática que mede a pressão ocular e a biomicroscopia de fundo de olho que permite examinar o nervo óptico. Caso o paciente tenha alterações na pupila e confirmação do aumento de pressão intraocular ele já será encaminhado ao Departamento de Glaucoma do HBDF.

Doença
O glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo óptico afetando a visão do paciente. A ausência de tratamentos adequados pode causar à cegueira do portador da doença. Segundo estudos, 90% dos portadores possuem o glaucoma crônico que incide principalmente pessoas acima de 40 anos. O grande risco é que a doença pode não apresentar sintomas imediatos.

Serviço
Data: 26/5 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 12h e 14h às 18h
Local: Ambulatório de oftamologia do Hospital de Base

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação