Cidades

Separação de casal de leões altera comportamento de animais em zoológicos

postado em 27/05/2011 07:31
Elza, já instalada no Zoológico de Brasília, aparenta boa saúde e comportamento normalO leão Dengo, 11 anos, se recusa a comer, como se fizesse um protesto. Nem mesmo um bom bife desperta o interesse do felino. Ele está visivelmente mais magro e deprimido. Perdeu 8kg no último mês. Passa os dias pelos cantos, cabisbaixo no Zoológico de Niterói, onde nasceu. Tais sintomas podem ser típicos de quem sofre por amor. Desde que a companheira dele, Elza, 10 anos, se mudou para o Zoológico de Brasília, em 24 de abril deste ano, a vida nunca mais foi a mesma para o rei dos animais. A determinação de retirar todos os bichos do zoo de Niterói partiu da Justiça.

Em 6 de abril, a 3; Vara Federal de Justiça de Niterói, a pedido do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deu 120 dias para que todos os animais fossem retirados dali. Segundo o órgão ambiental, o zoológico não cumpriu as regras previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2004, para melhoria da infraestrutura.

O Ibama alegou que os animais viviam em espaços pequenos demais. ;Eram cinco leões em um recinto no qual cabia só um casal. Há 20 anos o zoológico descumpria regras;, explicou a chefe substituta da fiscalização do Ibama- RJ, Lisia Vanacour. A diretora do Zoológico de Niterói, Gizelda Candiotto, porém, negou as irregularidades e lamentou a situação.

Dengo, que era companheiro de Elza, agora passa a maior parte do tempo com sinais de apatiaDois casais foram separados. Dengo ficou no Rio de Janeiro. Elza veio para Brasília. Com ela, chegou também outro leão, Yuri, que sofre com o vírus da imunodeficiência felina (FIV). A doença é transmissível e comum em animais que vieram de circo, como Yuri e Elza. A companheira de Yuri, Naila, está agora em Volta Redonda.

;Nos leões, não existe essa fidelidade de casais. Um leão cobre (fecunda) várias leoas. Não existe isso de o leão estar chorando porque a leoa foi embora. O instinto dele é outro. Essa seleção para a mudança foi feita da melhor maneira possível;, garantiu Lisia. Dengo e Elza, porém, viviam na mesma jaula há oito anos, desde que ela foi encontrada abandonada em uma carroça deixada por um circo. Dengo, filho dos leões Sansão e Dalila, sempre demonstrou comportamento dócil, por isso ganhou esse nome.

Complicações
Estar longe do companheiro pode fazer mal à saúde dos bichos, especialmente aqueles que já têm problema de imunidade baixa, de acordo com especialistas em comportamento animal. ;Isso pode deixá-los doentes, com falta de apetite, causar emagrecimento. Esses leões até podem encontrar novos companheiros e companheiras, mas não com facilidade. No começo, se colocarem algum estranho junto deles, eles vão brigar, resistir;, explicou Marco Janackovic, veterinário do Zoológico de Niterói.

Janackovic sempre foi contra a transferência dos bichos. Ele e outros dois médicos assinaram um laudo enviado ao juiz com recomendações de motivação técnica para que os animais não fossem levados para longe. Isso porque é preciso sedá-los durante muito tempo para a viagem, o que causa desgaste e estresse. O calor nesta época do ano também não é um fator favorável. Naila é uma leoa obesa e poderia sofrer ainda mais que os outros com esse vaivém.

Ainda não se sabe para onde Dengo será enviado. O Zoológico de Niterói luta na Justiça para reaver os bichos. Segundo veterinários do Zoo de Brasília, Elza está tranquila. Não demonstrou alterações de comportamento. ;Ela é dócil, está comendo direito. Elza se adaptou muito bem à casa nova. Yuri também está normal. Como ele tem FIV, nós lhe daremos atenção especial, para evitar que contagie os outros bichos;, afirmou o biólogo Tiago Carpi. Os leões estão em quarentena e ainda não podem ser visitados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação