Cidades

Caminhada do Paciente Asmático reúne 200 pessoas no Parque da Cidade

postado em 19/06/2011 12:01
Cerca de 200 pessoas participaram da Caminhada do Paciente Asmático, na manhã deste domingo (19/06), no Parque da Cidade. Por volta das 10h30, todos já estavam a postos para iniciar a atividade esportiva, uma prova que pessoas com asma podem praticar qualquer esporte desde que controlem a doença. Embora ela não tenha cura, é possível mante-la sob controle com tratamentos básicos como limpar bem a casa, tirar ursinhos de pelúcia do ambiente a manter um bom condicionamento físico com caminhadas, corridas, natação ou outros exercícios autorizados e acompanhados por um médico. A iniciativa faz parte da Semana de Combate à Asma iniciada em 15 de junho.

Há 12 anos a Secretaria de Saúde do DF realiza o evento, considerado um dos mais bem-sucedidos da pasta. Em todo esse tempo as internações por crises asmáticas foram reduzidas em 66%, o que equivalente a 1,5 milhão para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o DF existem 450 mil asmáticos que podem deixar de faltar ao trabalho, à escola e às atividades de lazer seguindo as informações corretas. Hoje, 70 especialistas em alergia ou pneumologia fazem parte da equipe de atendimento da capital federal e 30 centros de referência no setor estão espalhados pelas regiões administrativas.

Na próxima terça-feira (21 de junho) será comemorado o Dia Internacional de Combate à Asma, quando a semana de conscientização terminará. Até lá, os interessados podem participar de palestras sobre o assunto. Os temas e locais podem ser encontrados no www.saude.gov.br .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação