Cidades

Centrais sindicais fazem mobilização em Brasília

postado em 06/07/2011 07:52
Brasília - Para retomar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora, as centrais sindicais fazem hoje (6) mobilizações em Brasília. Devem participar das manifestações a Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Segundo o secretário executivo da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, representantes das centrais farão uma passeata, saindo da Catedral até o Congresso Nacional. Eles vão pedir a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, que regulamenta a negociação coletiva do setor público.

Juruna disse que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi convidada para as manifestações, mas preferiu não participar. Ele informou que a pauta de reivindicações foi definida no ano passado e que as centrais querem a implementação dessas propostas. ;Agora, achamos por bem que essas revindicações sejam debatidas no Congresso Nacional e sejam aprovadas".

Juruna disse também que a pauta está sendo retomada agora para que outras questões, além do salário mínimo e do fator previdenciário, sejam discutidas. ;No primeiro semestre, o debate foi concentrado em torno do salário mínimo e do fim do fator previdenciário. Essas manifestações fazem parte de uma retomada da luta para recolocar essas questões a toda a sociedade e também porque no segundo semestre vamos ter campanhas salariais de vários trabalhadores.;, explicou.

Também fazem parte da pauta das centrais a garantia de aplicação de 10% do Orçamento da União em educação e o fim das terceirizações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação