Cidades

Academia serviu como refúgio para presidentes e ministros

postado em 10/07/2011 08:00
FHC, Lula e Dilma: em comum, hospedagens no localAs desavenças ideológicas podem ser muitas entre o tucano Fernando Henrique Cardoso e a dupla petista Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Mas os três têm em comum algo a mais do que terem ocupado a presidência da República. Todos se hospedaram ou frequentaram a Academia de Tênis em um período da vida.

Enquanto foi o chefe da nação, FHC foi cliente cativo do restaurante italiano La Focaccia e contava com uma ajuda especial para atualizar o repertório cinematográfico. ;Por meio de sua secretária, me pedia todos os fins de semana que emprestasse filmes do Cine Academia para que ele assistisse nas manhãs de sábado e de domingo no Alvorada.

Sua esposa, dona Ruth, frequentava regularmente as salas de cinema da Academia. Ela chegava com sua segurança, tomava sempre um café expresso, conversava com uma pessoa ou outra e seguia para ver o seu filme;, relembra Marco Farani, um dos herdeiros de José Farani e idealizador do Cine Academia.

Lula também figura entre as personalidades marcantes para Farani. ;Ele se hospedou lá (na Academia de Tênis) inúmeras vezes, quando ainda era candidato a presidente da República. Ele gostava muito de meu pai;, afirma o diplomata. Por fim, a hoje presidente Dilma Rousseff fez da Academia a sua casa provisória durante a transição do primeiro mandato de Lula, em 2003.

Enquanto 12 colegas futuros ministros desfrutavam das tentações gastronômicas do resort, à época funcionários contaram que ela sempre saía cedo e chegava tarde do Centro Cultural do Banco do Brasil, quartel-general da transição petista. Dilma seria nomeada ministra de Minas e Energia e, na segunda eleição de Lula, se alçaria à Casa Civil. (AS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação