Cidades

Cerimônia da troca da Bandeira tem protesto de familiares de militares

postado em 07/08/2011 14:52

Um grupo de aproximadamente 30 familiares de militares fizeram um protesto silencioso durante a troca da Bandeira Nacional na manhã deste domingo (7/8) na praça dos Três Poderes, em Brasília. Os manifestantes reivindicavam reajustes dos soldados de 135%, que equivale a recomposição das perdas salariais dos últimos 10 anos.

Durante a troca das Bandeiras e cerimônia conduzida pelo Comando do Exército, o protesto foi silencioso. Os familiares estenderam cartazes cobrando as mudanças. Mas assim que acabou a cerimônia, o grupo promoveu um panelaço e usaram um megafone.

O Comandante do Exercito, general Enzo Martins Peri, não quis comentar sobre a manifestação. O protesto aconteceu antes mesmo que o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, tomar posse. A cerimônia de transmissão do cargo está prevista para amanhã a tarde no Palácio do Planalto.

A Bandeira Nacional é o símbolo máximo da República e é substituída todo primeiro domingo de cada mês. O comando das três forças armadas, Marinha, Aeronáutica e Exército, se revezam na troca. Pela legislação, a bandeira substituída só é retirada depois que a nova é hasteada.

A Cerimônia
Este mês, a cerimônia esteve sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. Além da banda marcial, do desfile de batalhões e da salva de 21 tiros de canhão, houve uma apresentação da pirâmide humana, reunindo cerca de 20 homens do Batalhão de Polícia do Exército sobre uma motocicleta.

Para a turista mineira Vaniele Ferreira, a cerimônia tem muito valor simbólico e deveria ser apreciada por mais pessoas. Essa é a terceira vez que ela vem à capital federal. ;Todo brasileiro deveria vir a Brasília e assistir a esse evento pelo menos uma vez na vida.;

O carpinteiro João Matos mora em Brasília há 20 anos, porém essa é a primeira vez que assiste à troca da bandeira. Ele estava acompanhando a apresentação do enteado, que é militar. ;Foi uma cerimônia bonita. Estou aqui, com a minha esposa, para incentivar meu enteado a continuar no Exército.;

A bandeira do Brasil, na Praça dos Três Poderes, é considerada a maior bandeira do mundo. Medindo 186 metros quadrados, ela está presa a um mastro especial e é hasteada a 100 metros de altura.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação