Cidades

Cresce mobilização contra shopping perto do parque Olhos D´Agua

Flávia Maia
postado em 08/08/2011 07:25
Moradores da Asa Norte e frequentadores do Parque Olhos D;Água reuniram-se ontem para colher assinaturas contra a construção de um shopping em área de nascentes próxima à reserva. Mais de mil pessoas aderiram ao manifesto cujo objetivo é barrar a futura obra que pode aterrar o local onde estão as minas da Lagoa do Sapo, localizada dentro do parque. Embora ainda não tenha recebido o documento, o governador Agnelo Queiroz (PT) disse que, por enquanto, nenhuma edificação será feita. A garantia foi dada na manhã de ontem, durante cerimônia de lançamento do pacote para investir na infraestrutura e na revitalização das áreas degradadas do Parque Ecológico Águas Claras.

Agnelo afirmou que a criação de um comércio sobre as nascentes ainda precisa ser discutida pela equipe técnica do governo. ;Toda a área ao redor está sendo reestudada. Mesmo as coisas que estavam planejadas pelos governos anteriores. Até segunda ordem, não tem nenhuma alteração nossa;, disse. Desde 1995, os moradores da Asa Norte tentam, por meio do Ministério Público, que os terrenos das nascentes recebam a mesma proteção do parque.

Até o momento, no entanto, a Justiça fez apenas recomendações ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) para analisar o caso. Ainda não houve liberação da licença ambiental necessária para dar início a qualquer empreendimento. Mesmo assim, técnicos de uma construtora foram até o local há menos de um mês para fazer as medições do lote 16,8 mil metros quadrados. A presença deles preocupou os moradores, que começaram a se mobilizar no fim de semana retrasado.

Morador da 215 Norte, Ricardo Montalvão faz parte do programa ;Adote uma Nascente; e liderou a manifestação de ontem. ;Não pode haver edificação aqui. Esse não é problema de um bloco, mas de Brasília;, ressalta. ;Temos que deter a especulação imobiliária para preservar a qualidade de vida;, completa.

Professora de direito ambiental da Universidade de Brasília (UnB) e promotora de Justiça, Juliana Santilli também integra o grupo que é contra a construção do shopping. Ela acredita que o governador deve se sensibilizar com a manifestação popular. ;É uma irresponsabilidade inacreditável o que se pretende fazer aqui. Esperamos que o governo nos ouça;, acrescenta.

Reforma
Enquanto dura a discussão na Asa Norte, o Parque Ecológico de Águas Claras receberá melhorias em mais de 20 pontos de seus 86 hectares de extensão. Serão gastos R$ 2 milhões para a construção de novos banheiros, reforma nos portões, guaritas e recuperação de áreas degradadas. O dinheiro investido será do governo e da iniciativa privada (leia Para saber mais).

Manifestação

Não é a primeira vez que os moradores da Asa Norte se mobilizam contra a futura construção de um espaço de lazer na Entrequadra 212/213 Norte. No último dia 31, frequentadores do Parque Olhos D;Água também protestaram para barrar a futura obra na área, que tem função de drenagem urbana e de depósito de água, segundo o Ibram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação