Cidades

Participantes da Marcha da Margaridas mostram otimismo para evento

postado em 16/08/2011 10:35
Nesta manhã de terça-feira (16/8) mulheres de todo Brasil começaram a se reunir no Parque da Cidade para a Marcha das Margaridas. Vários ônibus vieram de diversas regiões do Brasil e desembarcam seus passageiros na Cidade da Margaridas, nome dado ao local onde os participantes da marcha acampam.

Pela manhã parte das pistas do parque foram interditadas para facilitar o desembarque. O trânsito no Eixo Monumental, Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), ficou muito complicado devido a interdição e ao grande número de ônibus que seguia em direção ao centro.

Ao chegar, as mulheres são recebidas com um café da manhã e logo em seguida podem participar das diversas oficinas que acontecem na cidade montada. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade estandes mostram a produção de cada estado. Para Lindalva da Conceição, uma das mulheres que participa da marcha, o evento está muito interessante. ;Sou de Igarapé Grande, no Maranhão, da minha cidade saiu um ônibus cheio. Estamos todas muito animadas;, conta.

Segundo a Organização do evento tudo esta correndo como o planejado. A coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Carmen Foro, comenta que o evento é um sucesso. ;Só de estarmos aqui neste evento que é político e luta por nossos direitos já somos vitoriosas;, explica a coordenadora. Esse sentimento também é o de Marlene de Abreu, de Curitiba, Paraná. ;Esperamos que essa marcha nos ajude a conquistar muitas de nossas lutas;.

Os ônibus para o evento de amanhã não param de chegar e as mulheres estão muito otimistas com a marcha. Para Maria da Penha, de Rondônia, além da chance de expor suas necessidades, a reunião serve para conhecer outras culturas. ;Já fui em várias bancas e conheci a produção de vários lugares;.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a maior parte dos 1520 ônibus ficará parado no estacionamento do antigo Mané Garrincha. Os demais ônibus deverão ficar no Parque da Cidade.

Amanhã as participantes da Marcha das Maragaridas tomam café da manhã cedo, por volta de 5h30, e logo em seguida saem para a marcha. A idéia é de que 10h as manifestantes estejam reunidas em frente ao Congresso para o ato público. Após uma pausa para o almoço começa o encerramento, previsto para às 15h, que deverá contar com a presença da presidente Dilma Rousseff. Às 18h cada delegação deve voltar para seu estado.

Ivanete Loiola, de Minas Gerais, está muito positiva sobre a marcha. ;Queremos lotar a Esplanada na quarta-feira e fazer nossa voz ser ouvida;, ponderá a mineira. A coordenadora do movimento também vê neste evento uma chance. ;Tudo que conseguimos no meio rural é graças a estas lutas. Nosso movimento é uma demonstração de como as mulheres podem produzir riquezas;, conclui Carmen Foro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação