Cidades

Especialistas discutem projeto que liga setores de diversões aos hoteleiros

postado em 22/08/2011 08:29
O projeto de construir uma grande praça de interligação entre os setores hoteleiros e a área central do Plano Piloto por meio dos setores de diversões ainda está longe de sair do papel, mas já é tema de discussão de especialistas. A ideia é garantir a travessia de pedestres pela área, e, consequentemente, evitar que hóspedes instalados na região e pessoas que circulam no local tenham que caminhar muito ou pegar táxis para chegar à Rodoviária do Plano Piloto, ao Teatro Nacional ou ao shopping Conjunto Nacional. A planta da ação prevê ainda a redução do deficit de vagas na área central, estimado em 40 mil, com a construção de um estacionamento subterrâneo com capacidade para 8 mil carros.

Para o professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flósculo, o projeto pode trazer muitos benefícios para a população, inclusive com a construção de um espaço que abrigará jardins, como previa o desenho feito pelo urbanista Lucio Costa. ;Tem que ser uma obra boa, bonita, segura. Algo que dê orgulho, e não essas passagens chinfrins que dão medo;, destaca Flósculo.
O
plano de ligação foi feito pelo Conjunto Nacional e assinado pela filha de Lucio Costa, Maria Elisa Costa, com os arquitetos Fernando Andrade e Carlos Magalhães, atual representante de Oscar Niemeyer em Brasília. O governo ainda não foi comunicado oficialmente sobre a proposta, mas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já manifestou ser favorável à ação. Um documento assinado pelo superintendente do órgão no DF, Alfredo Gastal, confirma a adequação do croqui ao tombamento de Brasília.

Gastal diz que a construção de uma praça, com passarelas e jardins é uma necessidade da cidade, mas que alguns pontos devem ser observados. ;Precisamos criar espaços vitalizados, com amplitude e iluminação. Não é uma simples arquitetura e um traço qualquer. Deverá ser uma área para não dar condições à violência. Não adianta sonhar com certas soluções arquitetônicas, que são inteligentes, sem que o Estado, paralelamente, crie condições para isso;, destacou.

Parceria
O projeto deverá ser executado por meio de uma parceria público-privada. ;O governo examina, eventualmente aprova e sugere padrões de qualidade e as empresas privadas constroem. É, na verdade, um investimento. Se essa interligação for bem feita, será criada uma verdadeira obra de arte e uma aliança de ouro na área central de Brasília;, opina Frederico Flósculo. Para ele, o grande temor é que um projeto como esse, previsto para custar R$ 60 milhões, não leve em consideração a segurança dos visitantes, turistas e pedestres que transitam pela área. ;Essa possibilidade de projeto vai dar muita vitalidade ao centro, aos hotéis e aos setores de diversão. Mas é preciso muita atenção. Hoje, nós vemos grandes ideias sendo mal implementadas e, no fim, a gente se arrepende porque fica feio, velho e inseguro;, ressaltou o especialista.

O arquiteto Carlos Magalhães, um dos profissionais que assinou o desenho, compartilha da mesma opinião. Ele destacou a importância de que a construção dessas ligações seja amplamente discutida pela sociedade e governo local e, inclusive, no âmbito do governo federal.
;A primeira providência é colocar essa ideia para discussão entre as autoridades de Brasília. Antes de mais nada, os órgãos que tratam da preservação da capital têm que examinar;, avaliou. Magalhães afirma que, em Brasília, é preciso dar uma ocupação consciente aos espaços, sobretudo, porque a cidade é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. ;No caso do Conic, ainda tem a questão do mal uso do espaço e das pessoas drogadas. Não é um projeto de arquitetura que resolve essas questões. O governo tem que estar presente porque isso envolve toda a cidade;, destacou.

A construção de passarelas foi prevista por Lucio Costa, mas, durante anos, essa ligação entre os setores hoteleiros e a área central de Brasília ficou esquecida. A coordenadora de Arquitetura e Ambiente do Conjunto Nacional, Helen Rachel Morais, disse que a construção vem sendo estudada pelo setor empresarial desde 2009. ;A gente percebeu que muitas pessoas passam pelo shopping para poder pegar ônibus, mas, para ir ao Setor Hoteleiro Norte, é preciso subir sete metros de escada. É uma altura extremamente desconfortável.;

Helen afirmou ainda que o espaço deverá ser transformado num grande centro de convivência, levando em consideração aspectos culturais e de paisagismo. ;A gente está abrindo discussão e percebe que essa área tem sofrido muito com a falta de segurança e o gargalho dos estacionamentos. É isso o que queremos evitar. É um projeto muito bonito para a cidade;, garantiu.

Precisamos criar espaços vitalizados, com amplitude e iluminação. Não é uma simples arquitetura e um traço qualquer;
Alfredo Gastal, superintendente do Iphan no DF

Gênio

O arquiteto Oscar Niemeyer é reconhecido internacionalmente pela genialidade de seus desenhos. Ele nasceu em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, e é considerado um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna. Niemeyer é pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Entre os trabalhos mais conhecidos estão os monumentos de Brasília, como Congresso Nacional, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação