Cidades

Wi-fi gratuito começa a funcionar em três pontos de Brasília

postado em 17/09/2011 09:01
O Estádio Nacional de Brasília, a Rodoviária do Plano Piloto e o Parque da Cidade são as primeiras áreas do Distrito Federal a ter acesso gratuito a internet. Ontem, na data que marcou os mil dias até a Copa do Mundo de 2014, a rede Conecta DF começou a funcionar e foi anunciada pelo governador Agnelo Queiroz em visita aos tapumes grafitados do Estádio Nacional de Brasília. A tecnologia utilizada é Wi-fi, que permite conexão sem fio. O governador garantiu que, até a abertura do Mundial, todo o DF estará ligado à rede.
Agnelo Queiroz, com uma lata de tinta na mão, posa em frente a uma das obras criadas por grafiteiros nos tapumes do Estádio Nacional: desenhos serão transformados em cartões postais
O governador ainda convidou todos os presentes a twittarem para testar a rede. ;É o começo de um grande objetivo. Brasília será a primeira capital das Américas a ter cobertura total de banda larga;, enfatizou Agnelo. Segundo ele, essa é uma forma de usar a internet para a cidadania, já que tornará mais fácil o acesso a serviços públicos como matrículas on-line nas escolas da rede pública de ensino. ;Nos próximos dias, vou anunciar algumas cidades com cobertura total e isso vai ser progressivo até conquistarmos todo o DF;, prometeu.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, os investimentos para o projeto de banda larga ficarão em torno de R$ 80 milhões. ;Estamos falando das áreas urbana e rural, onde há boa parcela da população, em um prazo de 18 a 24 meses para todo o DF. Existem locais que a população precisa ter (internet) e o governo tem que chegar lá;, explicou Gastão. ;Não é um investimento alto porque o retorno disso para a população é fantástico. É o filho do pobre e o filho do rico tendo as mesmas condições pra fazer seus trabalhos escolares;, completou.

O secretário lembrou ainda que, até agora, o GDF não precisou destinar recursos para o projeto de banda larga anunciado. O governo trabalha com um termo de cooperação técnica com a Telebrás. A velocidade, a abrangência das antenas e dos rádios ainda estão sendo testadas e, por isso, não é possível definir exatamente até onde a nuvem alcança. Ainda para a implantação do projeto, o governador e o secretário se reuniram com o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, em Samambaia.

Grafiteiros
O anúncio da internet livre foi feito no Estádio Nacional de Brasília, onde 100 grafiteiros trabalhavam na pintura dos tapumes que cercam as obras. Essa foi uma das atividades para marcar a comemoração da contagem regressiva para a Copa do Mundo. Segundo Agnelo Queiroz, os festejos são importantes por Brasília estar dentro dos prazos. ;Nós estamos prontos para cumprir nosso papel e fazer a melhor Copa de todos os tempos;, garantiu o governador.

Para ele, o esforço em fazer um bom Mundial significa trazer para a cidade outros benefícios. ;Vamos sair da Copa tendo Brasília como um dos roteiros do turismo mundial. O estádio e outras intervenções constituem um objetivo estratégico do nosso governo. Vai ser a base para um grande salto econômico no DF.; O governador afirmou ainda que o DF terá todas as condições para sediar a abertura da Copa. São Paulo, Belo Horizonte e Salvador também têm expectativas de conquistar o privilégio. A escolha da cidade será anunciada pela Fifa em 20 de outubro.

Artistas de 20 crews ; grupos de grafiteiros ; foram convidados para colorir os quase dois quilômetros de tapume. Cada equipe teve direito a 50 metros para retratar as impressões acerca da história da cidade e do evento de futebol. Quando a obra terminar, as pinturas serão transformadas em cartões postais. Para o coordenador da Central Única das Favelas do DF (Cufa-DF), Max Maciel, a dimensão da atividade foi maior do que ele esperava. ;Nós procuramos o governo e o OK saiu na quinta-feira. Desde então, estamos trabalhando o tempo todo. Compramos quase o estoque todo de tinta da cidade. O palco da Copa do Mundo é algo muito conceitual para esses jovens que vieram de todas as cidades do DF;, se animou.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira da Silva, definiu o grafite como ;a expressão cultural mais livre do século;, portanto, levar artistas locais para marcar presença nas obras do novo estádio seria uma forma de envolver todas as cidades na Copa. ;Assim nós garantimos a democratização, a descentralização e a diversidade do evento;, afirmou o secretário.

70 mil torcedores
As obras do estádio têm custo previsto de R$ 671,2 milhões. O antigo Mané Garrincha tinha capacidade para receber 42,2 mil torcedores. Após as adaptações, os lugares serão ampliados para mais de 70 mil. A arena da capital na Copa do Mundo de 2014 já conta com cerca de 3 mil operários trabalhando durante o dia e, desde o início desta semana, outros mil juntaram-se a eles em uma nova frente: o turno da noite, que em breve deve ganhar mais 500 trabalhadores. A expectativa é de que o estádio esteja pronto em 31 de dezembro de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação