Cidades

Campanha contra a dengue é iniciada, mas com atividades afetadas por greve

postado em 20/09/2011 12:00

O combate aos focos do mosquito em residências e terrenos abandonados será iniciado esta semana e seguirá até maio de 2012


Mesmo diante da decisão dos agentes comunitários de saúde e dos vigilantes ambientais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal em iniciarem uma greve, a Semana de Prevenção da Dengue será mantida. No entanto, parte das atividades da campanha serão afetadas, já que 70% dos servidores estão de braços cruzados desde ontem, quando anunciaram, durante assembleia em frente ao Palácio do Buriti, a paralisação por tempo indeterminado.

A ação do governo local começa nesta terça-feira (20/9) e deve seguir até maio do próximo ano. Ao longo desta semana, serão realizados debates nas escolas públicas e em igrejas, além de vistorias para eliminar o mosquito transmissor da dengue em residências e terrenos abandonados. ;Por conta da greve, não faremos o manejo ambiental. Mas, em compensação, a mobilização seguirá até maio. Por isso, não seremos muito prejudicados;, adiantou o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, Ailton Domício.

Este ano, o objetivo da campanha é fazer com que a própria sociedade seja o principal agente para a eliminação dos focos da dengue antes mesmo da chegada das chuvas. ;Se a população ajudar, vamos eliminar os potenciais criadouros do mosquito antes da época chuvosa, quando o número de casos da doença aumenta;, frisou Ailton. Os agentes e voluntários, como o Grupo de Escoteiros do DF e a Cruz Vermelha de Brasília, trabalharão no combate do vetor da doença. A mobilização chegará até os usuários do Metrô-DF por meio de mensagens sobre a prevenção da dengue, que serão divulgadas durante o período de funcionamento das estações. De hoje até domingo, o Zoológico de Brasília também participará da ação, destacando o tema durante a realização de projetos desenvolvidos no parque, como o Zoo Camping.

Somente até agosto deste ano, 1.359 registros da doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Desses, 855 foram de pessoas que contraíram a dengue no DF. As cidades que contabilizam o maior número de casos confirmados são Samambaia, Planatina e Sobradinho 2 ; com 141, 114 e 56, respectivamente. De acordo com Ailton, das 10 pessoas que tiveram a forma mais grave da dengue, duas morreram em decorrência da enfermidade. A primeira morte ocorreu em 24 de fevereiro. A vítima tinha pouco mais de 40 anos, morava no Paranoá e trabalhava no Lago Sul. O local de infecção ainda não foi constatado. O outro caso foi confirmado em julho deste ano, mas o governo não deu detalhes da vítima.

Doença perigosa

Causada por um arbovírus da família Flaviviridae, a dengue é uma das doenças mais endêmicas do mundo, que vitima cerca de 100 milhões de pessoas anualmente, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, a forma hemorrágica da enfermidade ataca 500 mil pessoas por ano, com taxas de mortalidade de até 30%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação