Cidades

Sentimento de posse motiva crimes contra mulheres, dizem especialistas

postado em 02/10/2011 08:26
;Se você não vai ficar comigo, também não vai ficar com mais ninguém.; É a partir dessa afirmação que casos como o da estudante Suênia Sousa Faria acontecem. Segundo especialistas ouvidas pelo Correio, a ideia de posse e de pertencimento é o que motiva homens como o professor Rendrik Vieira Rodrigues a cometerem crimes contra as mulheres que supostamente amam. ;Ele prefere estragar a própria vida matando a menina do que saber que ela está com outra pessoa. Na verdade, eles pensam que amam essas mulheres, mas as enxergam como objetos sobre os quais podem exercer todo o seu controle;, avaliou a professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres da mesma instituição, Lourdes Bandeira.

A professora da UnB afirma que esses homens revelam indícios de personalidade controladora. Eles perguntam onde a mulher foi, com quem, com que roupa e, muitas vezes, querem monitorar até o que elas pensam. ;O grande problema é que essas pessoas são aparentemente normais, mas internalizam valores sexistas e ofensivos contra as mulheres;, explicou a especialista.

Para a promotora de Justiça de Violência Doméstica, em Cuiabá (MT), Lindinalva Rodrigues, a maioria das mulheres não denuncia o comportamento violento do parceiro porque tem medo e subestima as ameaças. ;Elas nunca acreditam que o homem que amam ou amaram vai ter coragem de cometer um crime;, argumenta.

De acordo com dados apresentados por Lindinalva, a história se repete em 99% dos casos de violência contra as mulheres. ;É um ciúme obsessivo. Esses homens se sentem donos de suas parceiras;, analisou. Ela ainda relatou que 77% dos ataques ocorrem quando a mulher decide romper o relacionamento.


Demitido e processado

A assessoria de comunicação do UniCeub informou que o professor Rendrik Vieira Rodrigues será afastado da instituição amanhã. Em nota, a universidade declarou estar ;profundamente consternada; com a morte de Suênia Sousa Faria e colocou-se à disposição da família da jovem. A Faculdade Projeção, onde o professor era coordenador de direito, anunciou que ele será ;imediatamente demitido e substituído;. Rendrik Vieira Rodrigues começou o curso de direito na UDF em 1997, aos 22 anos. Após se formar, em 2003, fez especializações em direito civil e em direito do trabalho, além de um MBA em gestão de negócios. Estava cursando mestrado em gestão empresarial na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), em Portugal. A OAB-DF divulgou nota lamentando a tragédia. De acordo com a entidade, o Tribunal de Ética e Disciplina da instituição vai instaurar amanhã um processo contra o advogado, que poderá ser suspenso preventivamente e impedido de exercer a profissão.


O grande problema é que essas pessoas são aparentemente normais, mas internalizam valores sexistas e ofensivos contra as mulheres;
Lourdes Bandeira, professora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres da UnB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação