Cidades

Governador viaja para acompanhar o anúncio oficial da abertura da Copa

Ana Maria Campos
postado em 16/10/2011 08:15
O governador Agnelo Queiroz (PT) embarca nesta terça-feira com destino a Zurique, na Suíça, para acompanhar a reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) nos dias 20 e 21. Na pauta, a divulgação das cidades que vão abrir a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013. Brasília, uma das sedes dos dois mundiais, está na disputa para ser escolhida como anfitriã das partidas de estreia. A Fifa também deverá definir e divulgar os calendários dos campeonatos. A capital do país está no páreo para a abertura da Copa do Mundo com Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. O Rio de Janeiro, que vai abrigar o Centro de Imprensa da competição, deve realizar o jogo final no Maracanã.

Agnelo vai a Zurique acompanhado do chefe de gabinete e secretário-executivo do Comitê Gestor da Copa, Cláudio Monteiro, e da secretária de Comunicação, Samanta Sallum, além dos deputados distritais Olair Francisco (PTdoB) e Israel Batista (PDT), respectivamente presidente e vice-presidente da recém-criada Frente Parlamentar em Defesa de Brasília como Sede para a Abertura da Copa de 2014. A expectativa no Governo do Distrito Federal é grande em relação à estreia dos jogos da Copa das Confederações, evento que ocorrerá um ano antes do Mundial de Futebol. Esse campeonato é uma espécie de preparação para o evento que reunirá as principais seleções no ano seguinte.

Embora o governador do DF esteja trabalhando e apresente um adiantado cronograma de conclusão do Estádio Nacional de Brasília ; a obra já está com 40% da estrutura concluída ;, entre integrantes do Executivo há uma avaliação de que São Paulo é um adversário difícil de bater como sede da abertura da Copa de 2014. A obra do estádio Itaquerão, do Corinthians, está atrasada, mas o esforço do governo paulista para abrir o mundial tromba com o poder econômico e a infraestrutura de São Paulo, além de uma torcida explícita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há, no entanto, otimismo no GDF em relação à partida inaugural da Copa das Confederações. Brasília está bem cotada. Os jogos serão realizados também no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Salvador e em Porto Alegre. Além de Agnelo, os governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), e de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), também devem acompanhar a reunião da Fifa. Há uma aposta de que Belo Horizonte seja escolhida para o jogo final da Copa das Confederações. ;Estamos com grande expectativa de que Brasília receberá uma boa notícia em Zurique como reconhecimento de que estamos cumprindo o nosso dever de casa. Nosso estádio é um exemplo de obra;, disse o governador Agnelo Queiroz.

Agenda
Operários responsáveis pela construção do Estádio Nacional têm trabalhado em três turnos para que o empreendimento seja inaugurado em dezembro de 2012. O orçamento destinado à obra pode ultrapassar R$ 750 milhões. O Governo do Distrito Federal prepara uma agenda de eventos que prevê a Copa das Confederações, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014; a Copa América, em 2015; e a realização de partidas de futebol nas Olimpíadas de 2016. Brasília está ainda inscrita como candidata a sede dos Jogos Mundiais Universitários ; Universíade, no verão de 2017. Trata-se de um dos grandes eventos esportivos internacionais que mistura jogos universitários com Olimpíadas.

O DF concorre apenas com Taipé, em Taiwan, uma vez que Kocaeli, na Turquia, desistiu da disputa. Brasília entrou na corrida como único representante brasileiro, com o apoio do Ministério do Esporte e do governo federal. Em agosto, Agnelo foi a Shenzhen, ao norte de Hong Kong, na China, para oficializar a candidatura. O governador acompanhou a abertura dos jogos de verão deste ano na cidade chinesa. No fim de outubro, uma comissão da Federação Internacional do Esporte Universitário virá a Brasília para uma visita de inspeção, última etapa antes da definição sobre qual cidade vai abrigar o terceiro maior evento esportivo do planeta. O anúncio da escolhida ocorrerá em 29 de novembro.

Na semana passada, representantes da cidade sul coreana de Gwangiu, sede da competição em 2015, esteve no DF, para firmar convênios de cooperação com as candidatas dos jogos de 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação