Cidades

Fundação Hemocentro promove seminário sobre coagulopatias hereditárias

postado em 19/10/2011 13:20
Nesta quarta-feira (19/10) será realizado um seminário sobre coagulopatias hereditárias no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília. Profissionais e usuários do Sistema de Saúde do Distrito Federal poderão tirar suas duvidas sobre o tema. O evento segue até esta quinta-feira (20/10) e contará com a presença de representantes de vários órgãos nacionais, estaduais e do DF, além de usuários.

Segundo a diretora-presidente do Hemocentro de Brasília, Beatriz Soares, o objetivo do encontro é promover a capacitação dos servidores e a troca de experiências. ;Procuramos sanar as dúvidas existentes sobre o tema com palestras, discussão de casos e debates, principalmente porque há pacientes com a doença em várias regiões. É necessário ampliar o debate;. No encontro desta quinta-feira (20/10), os pacientes receberão um treinamento para a infusão do medicamento usado para controlar a doença. ;Serão dadas dicas de como aplicar corretamente as injeções, atendendo ao pedido dos próprios pacientes;.

No início do ano, a FHB começou a atualização do cadastro dos pacientes com coagulopatias hereditárias. Foi feito um balanço dessa atualização e, dos 457 pacientes cadastrados como sendo residentes do Distrito Federal, apenas 174 do DF se recadastraram e 29 pacientes que residem na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE). Em maio deste ano, a FHB começou a distribuição domiciliar dos medicamentos para os pacientes portadores de coagulopatias graves, residentes no DF. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas no .

Hereditária
As coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas decorrentes da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de um ou mais fatores da coagulação. Elas encontram-se presentes em todos os grupos étnicos e regiões geográficas, com maior prevalência de algumas deficiências em alguns grupos étnicos. Das coagulopatias hereditárias, a doença von Willebrand e as hemofilias são as mais frequentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação