Cidades

Cinco pedidos de impeachment contra Agnelo Queiroz são entregues à Câmara

postado em 09/11/2011 16:45
Cinco pedidos de impeachment foram entregues, nesta tarde de quarta-feira (9/11), contra o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Os pedidos foram feitos pelo DEM, pelo PSDB, pelo presidente do DEM no DF, Alberto Fraga, pelo presidente em exercício do PSDB no DF, Raimundo Ribeiro, e pelo advogado Rogério Dias Pereira. Este já havia entrado com outro pedido, no último dia 27, que acabou arquivado.

Os requerimentos pedem também o afastamento imediato do governador, para que as investigações sejam feitas com autonomia, sem possíveis blindagens. Segundo Alberto Fraga, os indícios são o suficiente para sustentar os pedidos de impeachment, acrescidos ainda de provas e documentos - previamente repercutidos na mídia. Para Fraga, a situação envolvendo Agnelo fere o decoro. Ainda de acordo com ele, os documentos representam uma oportunidade para o governador se manifestar sobre o assunto. Agnelo Queiroz ainda não se pronunciou hoje sobre o caso.

De acordo com a Câmara Legislativa, os pedidos de impeachment serão encaminhados à procuradoria da Casa para a análise do cumprimento dos requisitos jurídicos para que os documentos continuem a tramitar. Em seguida, devem ser analisados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pode solicitar a criação de uma comissão especial para apreciar os pedidos de impeachment, que ainda passarão por votação em plenário. Além disso, os parlamentares de oposição ao governo também pedem a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias contra Agnelo Queiroz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação