Cidades

Duas instituições com nota baixa podem ter graduações suspensas em 2012

No próximo ano, haverá congelamento de vagas em ambas as unidades

postado em 19/11/2011 08:22

A UniEuro é um dos centros de ensino que serão inspecionados pelo MEC e podem ter cursos descredenciados se não corrigirem as falhas apontadas

O mau desempenho na avaliação do Ministério da Educação, que leva em conta a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010, resultará em uma inspeção rigorosa de, pelo menos, 70 instituições de ensino superior nacionais. Em Brasília, duas correm o risco de terem graduações fechadas em 2012, devido às notas baixas em três anos consecutivos da avaliação. A Faculdade Alvorada e a Unieuro terão a última chance para se adequar e melhorar o Índice Geral de Cursos (IGC). Entre 2008 e 2010, elas tiraram notas 1 e 2 em uma avaliação que varia de 0 a 5 pontos. As duas terão vagas congeladas no próximo ano letivo.

Desde 2008, a Unieuro perdeu a autonomia de determinar a quantidade de vagas ou quais cursos seriam oferecidos. A Alvorada também terá postos suspensos, mas somente para o próximo ano letivo. ;Em tese, toda instituição que não cumpra as metas pode ser descredenciada, sem prejuízo para os cursos com nota satisfatória;, explica o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Luis Fernado Massonetto.

Segundo ele, tudo é feito com cautela, sem tirar a oportunidade de as instituições corrigirem as falhas. Os profissionais do MEC vão analisar a estrutura que elas oferecem, o investimento no corpo docente e a capacidade de melhorar os resultados. Em um primeiro momento, as vagas para novos alunos são reduzidas. Só neste ano, a UniEuro teve que diminuir o número de postos em alguns cursos: de 270, a oferta caiu para 190. O centro universitário já é reincidente, pois tirou média 2 nos últimos três anos.

De acordo com o especialista em educação e presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), João Batista Oliveira, o corte de vagas, por si só, não é uma medida inteligente. ;Isso dá continuidade ao ensino de má qualidade e não é estímulo aos que conseguem boas notas. As melhores faculdades deveriam ser reconhecidas, mas os cursos ineficientes têm que ser suspensos.;

O secretário do MEC discorda e dá um exemplo da eficácia do método. Depois da inspeção do órgão na Uniplan, com sedes na Asa Sul e em Águas Claras, a faculdade melhorou o desempenho. Ela tirou notas baixas em 2008 e 2009, mas, em 2010, obteve nota 3. Segundo o ministério, a instituição saiu da zona de preocupação e, agora, a intenção é jogar duro com as outras duas para conseguir bons resultados.

O gerente de marketing da Faculdade Alvorada, Wagner Fechine, afirmou que trabalha para melhorar o desempenho. A intenção é qualificar docentes e rever atividades pedagógicas. Procurada pelo Correio, a UniEuro informou que todos os diretores estavam em viagem e não poderiam atender a reportagem.

Alunos despreparados
Para calcular o Índice Geral de Cursos (IGP) são avaliadas a nota dos estudantes no Enade, a estrutura da instituição e a qualidade do corpo docente. Em alguns casos, o desempenho dos alunos derrubou a média final das escolas. Em pelo menos três cursos da Alvorada, o rendimento foi pífio.

Segundo o consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Célio da Cunha, a situação é preocupante. ;São cursos da área da saúde, que lidam com a vida. A infraestrutura pedagógica e física reflete no ensino em sala de aula;, ressalta.

Números positivos
A Universidade de Brasília (UnB) foi uma das poucas instituições bem colocadas no Distrito Federal na avaliação feita pelo MEC. No ranking geral do país, se consideradas somente as universidades federais, a UnB ficou em 12; lugar, com 3,91 pontos. Entre as oito graduações avaliadas, nas áreas de saúde e de ciências agrárias, o melhor desempenho foi em nutrição. Dos 327 cursos analisados no Brasil, o da federal de Brasília ocupa o terceiro lugar, com conceito 4,56 no Enade.

Para os alunos, isso representa uma vitória. Thaíza Pascarelli, 22 anos, estudante do 4; semestre de nutrição, comemora. ;Acredito que isso conte muito para o meu futuro.; Há cerca de dois anos, a jovem trocou o UniCeub pela UnB. Um dos motivos foi o baixo desempenho da instituição particular na avaliação do MEC, que este ano obteve conceito 2 no Enade. Na avaliação de Thaíza, o sucesso da UnB no Enade está relacionado ao corpo docente. ;Eles barram qualquer problema de estrutura;, afirma.

Colaborou Grasielle Castro

Formação em análise

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é avaliar o rendimento dos alunos com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. Além disso, a prova mede o nível de atualização sobre a realidade brasileira e mundial.

Em 2004, ocorreu a primeira aplicação do exame, que é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma. O atual sistema substitui o antigo Provão, que avaliava anualmente todos os formandos de cursos universitários. Já o Enade leva em conta apenas uma amostragem de alunos iniciantes e concluintes de determinadas graduações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação