Cidades

Adultos entre 20 e 59 anos precisam se imunizar com quatro vacinas

postado em 05/12/2011 18:50
Os centros de saúde do Distrito Federal (DF) realizam, durante todo o ano, a vacinação de crianças e adultos em postros de saúde. A população com idade entre 20 e 59 anos deve imunizar-se contra doenças como hepatite B, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola. As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de vacinação de todo o DF.

Para a proteção, o adulto precisará tomar quatro vacinas. Em dose única, a injeção de tríplice viral combate o sarampo, caxumba e rubéola. A dupla adulto produz anticorpos contra difteria e tétano, com uma dose a cada dez anos. A vacina de febre amarela também é tomada com uma dose a cada dez anos. E por último, a de hepatite B, é realizada em três doses e a partir de 2012 terá como público-alvo jovens entre 24 e 29 anos.

Segundo informações de especialistas, uma pessoa só pode ser considerada vacinada se apresentar o cartão de vacinação. Sem o documento, é necessário tomar todas as vacinas de novo.

Dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização do DF, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, mostram que, ao todo, 293.161 adultos foram imunizados com as três doses da vacina contra a Hepatite B em 2011. A doença é a que oferece maior risco à população, além de ter tempo fixo de aplicação entre as doses ; a segunda deve ser aplicada um mês após a primeira e a terceira, deve ser aplicada seis meses após a segunda.

Recomendações
As mulheres que estiverem grávidas só podem receber apenas as doses de dupla adulto e a de hepatite B. Para quem for viajar, basta manter o cartão em dia. Somente para alguns países da África e da Ásia são exigidas vacinas específicas, como as contra meningite e febre tifoide.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação