Cidades

Faixa exclusiva para ônibus na EPNB entra em funcionamento amanhã

postado em 26/12/2011 12:30
Começa a valer a partir de amanhã (27) a primeira faixa exclusiva para ônibus do DF. Por volta das 7h, a Transporte Urbano do DF (DFTrans), a Polícia Militar do DF (PMDF) e o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), estarão na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) orientando e distribuindo panfletos informativos aos motoristas.

A faixa exclusiva da EPNB tem a extensão de oito quilômetros, indo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga, até a entrada do viaduto da Candangolândia. O obejtivo da medida adotada, segundo o DFTrans, é dar mais fluidez ao trânsito, já que boa parte dos congestionamentos ocorrem devido ao grande número de automóveis nas vias.

O corredor exclusivo vai atingir uma região de cerca de 415 mil habitantes, moradores de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante, além de Taguatinga, Park Way, Arniqueiras e Águas Claras.

A EPNB tem três faixas de rolamento e um acostamento. Os ônibus irão circular na faixa da direita e o uso dos acostamentos será livre, em caso de emergência, para qualquer veículo que transite na via. No caso da entrada à direita para acesso às vias marginais, os motoristas poderão fazê-lo a partir de uma distância de 100 metros da conversão, em locais devidamente sinalizados e com marcações tracejadas na pista, em vez de contínua.

A EPNB será sinalizada vertical e horizontalmente, com placas e pinturas no asfalto. Serão instalados radares eletrônicos para coibir os demais veículos que trafeguem na faixa exclusiva. No entanto, esses radares não funcionarão imediatamente. O DFTrans informou que a PMDF estará no local durante tempo indeterminado, auxiliando os motoristas no início desta operação.

[SAIBAMAIS]Segundo o departamento, outras vias do DF receberão a faixa exclusiva para ônibus: na BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto; na BR-040, entre os viadutos de Santa Maria e da Candangolândia; no Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto; na Hélio Prates, entre o centro de Ceilândia e o antigo Buritinga; na DF-085, entre o Estádio e o centro de Taguatinga; na Estrutural, entre a cidade do automóvel e a entrada do viaduto Ayrton Senna; e também na Estrutural, entre o posto da Polícia Militar e o viaduto do Pistão Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação