Cidades

Em agosto duas novas vacinas chegam ao calendário básico infantil

Imunização injetável contra poliomielite e pentavalente chegarão aos centros de saúde do Distrito Federal no segundo semestre

postado em 19/01/2012 20:35
A partir de agosto chegarão aos centros de Saúde do Distrito Federal e do resto do país as duas novas vacinas do calendário básico de vacinação infantil: a injetável contra a poliomielite inativada, também conhecida como Salk, e a pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças.

Em um primeiro momento, somente crianças entre dois e quatro meses de idade receberão a dose injetável para a pólio. Mas a imunização oral continuará no calendário e será usada nos reforços aos seis e aos 15 meses.

Já a vacina pentavalente reunirá em uma única dose imunizações contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Atualmente, a imunização para essas doenças é oferecida em duas vacinas separadas. A pentavalente será aplicada nas crianças de seis meses e de dois e quatro anos de idade.

Além da pentavalente, serão mantidos os dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro a partir dos 12 meses e o segundo reforço, entre quatro e seis anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação