Cidades

Grupo de apoio à mobilidade rural incentivará desenvolvimento sustentável

Objetivo de grupo criado pelo GDF é fornecer condições favoráveis para o escoamento da produção rural e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais

postado em 31/01/2012 18:45
O Governo do Distrito Federal terá um Grupo de Trabalho Institucional (GTI) de apoio à mobilidade rural. O objetivo é fornecer condições favoráveis para o escoamento da produção rural e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Dentre as atribuições do GTI estão: delinear estratégias para o cumprimento de suas atribuições e elaborar cronograma de trabalho; diagnosticar a situação atual dos meios de transporte coletivo, rotas de transporte escolar, áreas de cultivo com suas necessidades temporais e a situação das estradas rurais, das pontes e respectivas sinalizações; verificar as limitações e condicionantes para a recuperação e a manutenção das estradas rurais, sinalizações e pontes, bem como dos equipamentos de transporte coletivo; requisitar aos órgãos competentes do Distrito Federal peças técnicas, dados, documentos e informações, entre outros elementos, necessários ao cumprimento dos objetivos do trabalho; identificar as demandas das comunidades locais quanto à melhoria da mobilidade rural; e articular e coordenar as ações do Poder Público relacionadas ao planejamento, implantação e execução da política de mobilidade para o espaço rural do Distrito Federal.

O grupo será composto por membros das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Transportes; da Coordenadoria das Cidades da Secretaria de Estado de Governo, da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) e do Conselho de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (CDRS/DF).

Nos próximos dez dias, os órgãos acima citados deverão indicar os titulares e suplentes que comporão o GTI. A Secretaria de Agricultura, que vai coordenar o grupo, já está tomando as devidas providências para fazer a convocação e dar início aos trabalhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação