Cidades

Infraestrutura do DF para Olimpíadas Escolares é aprovada por Federação

No último dia de vistoria, comissão da Federação Internacional do Desporto Escolar considerou instalações do DF satisfatórias para a realização das Olimpíadas Mundiais Escolares (Gymnasiade)

postado em 03/02/2012 21:23
Após receberem total apoio do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, para a realização da 15; Olimpíadas Mundiais Escolares (Gymnasiade), representantes da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) deram sequência ao segundo e último dia de vistorias nas instalações esportivas do DF nesta sexta-feira (3). Ao final, consideraram satisfatória a infraestrutura observada. O comitê enviado pela ISF solicitou, apenas, intervenção em um dos seis espaços inspecionados.

Os locais visitados foram Ginásio Nilson Nelson, Centro de Convenções, Ginásio do Cruzeiro, Complexo Aquático da Secretaria de Esporte, piscinas da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e Centro Interescolar de Educação Física (Cief) ; único entre os espaços inspecionados que a ISF solicitou reforma para se adequar às necessidades do evento.

As vistorias foram realizadas pelo presidente da ISF, o italiano Andrea Depin e pelo secretário-geral da instituição, Jan Coolen (Bélgica). O grupo fez as visitas acompanhado pelo presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Sérgio Rufino, e pelo secretário-executivo da organização, Róbson Aguiar, além dos secretários de Estado de Esporte, Célio René, e de Turismo, Luis Otavio Neves.

Pequeno ajuste ; Ao final da vistoria, os representantes da ISF consideraram que o Cief vai precisar de pequeno ajuste, com a construção de uma pista auxiliar para aquecimento de atletas. Segundo eles, a questão é fácil de ser resolvida e, com uma estratégia de trabalho que dê rapidez às obras, o DF vai ficar totalmente preparado para abrigar os jogos.

Para o secretário de Esporte, Célio René, a visita foi muito positiva e permitiu, inclusive, que fossem apresentados à ISF outros programas esportivos do GDF. ;A visita terminou servindo de base para que possamos buscar alternativas que contribuam para a realização dos jogos da melhor forma possível;, enfatizou.

Proximidade ; O secretário de Turismo afirmou que sua equipe vai trabalhar duro nos próximos meses, com o objetivo de deixar os espaços prontos para o evento. ;Vamos arregaçar as mangas para o que for preciso;, disse.

O presidente da CBDE, Sérgio Rufino, que acompanhou a comissão da ISF nas inspeções, explicou que os representantes da entidade tiveram ótima impressão de Brasília. Além da proximidade do Setor Hoteleiro com as instalações esportivas, shoppings, restaurantes e hospitais, outros diferenciais observados pelo grupo foram a possibilidade de participação de outros países da América do Sul nos jogos e a receptividade brasileira.

;Nós da CBDE temos certeza de que Brasília vai ser marco no desporto escolar mundial. O mundo todo gosta do Brasil e acreditamos que vamos realizar a maior Gymnasiade de todos os tempos;, acentuou Rufino.

Desenvolvimento ; Durante o encontro com os representantes da ISF, ontem (2), no Palácio do Buriti, o governador Agnelo Queiroz avaliou que o evento será uma grande vitrine para o esporte nas escolas. ;A Gymnasiade promoverá o desenvolvimento humano e a educação, e também estimulará o interesse dos jovens pelo esporte na escola não apenas em Brasília, mas em todo nosso país;, destacou.

A Gymnasiade é realizada de quatro em quatro anos e, pela primeira vez, terá como sede um país do continente americano. Brasília foi escolhida após vencer a disputa com Palma de Mallorca (Espanha), em novembro de 2011. Poderão participar da competição atletas de 14 a 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, e devidamente autorizados pela federação escolar de cada país.

Capital do Esporte - Até 2016, Brasília estará no roteiro dos grandes eventos esportivos. Além da Gymnasiade, em 2013, a cidade sediará a abertura da Copa das Confederações. Em 2014, como uma das sedes da Copa do Mundo, vai receber sete jogos do Mundial. Além disso, a capital do país foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das sedes de treinamento das seleções que disputarão as Olimpíadas do Rio. E, em 2016, a capital receberá as partidas de futebol feminino e masculino dos Jogos Olímpicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação