Cidades

A partir de hoje quem trafegar pelas faixas exclusivas será penalizado

postado em 13/02/2012 07:06
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) começa a multar nesta segunda-feira (13/2) os motoristas que trafegarem pelas faixas exclusivas de ônibus da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Pelo menos 10 agentes serão mobilizados para autuar condutores que desrespeitarem a nova regra. A infração é considerada leve pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O proprietário do veículo, além de pagar multa no valor de R$ 53,23, ganhará três pontos na carteira.

Outra medida adotada para fazer com que a via dos coletivos seja respeitada é a instalação de radares eletrônicos nas duas rodovias. Os equipamentos multarão somente carros de passeio que invadirem a pista dos ônibus. Foram colocados do viaduto do Pistão Sul à Candangolândia, na EPNB, e do centro de Taguatinga à entrada da Octogonal, na EPTG. O DER mantém o registro de todos os ônibus, táxis e vans escolares autorizados a utilizar as faixas. Caso veículos particulares de pequeno porte invadam a área privativa serão multados automaticamente, pois o sistema não reconhecerá as placas. As faixas beneficiam mais de 100 mil passageiros.

Desde 27 de dezembro do ano passado, quando carros de passeio foram proibidos de rodar na última faixa da direita da EPNB, os fiscais do DER trabalhavam no sentido de conscientizar os motoristas a respeitar o espaço reservado aos veículos que atendem aos usuários do transporte público. O diretor do DER, Fausi Nacfur Júnior, alerta que as campanhas educativas vão permanecer, mas aliadas à repressão. ;Passamos estes últimos dias fazendo um trabalho educativo. Amanhã (hoje), infelizmente, vamos ter que penalizar aqueles que insistirem em desrespeitar a faixa;, afirmou Fausi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação