Cidades

Samu apresenta problemas no atendimento a pacientes com doenças cardíacas

postado em 27/02/2012 12:19
O atendimento a pacientes cardíacos está com problemas no Serviço de Atedimento Móvel de Urgência (Samu). Os equipamentos de massagem cardíaca, presentes nas ambulâncias e veículos de intervenção rápida, estão sem funcionar desde o ano passado por falta de bateria. Com isso, os médicos têm apenas a reanimação manual para tentar impedir a morte dos pacientes. Por enquanto, esse recurso foi eficiente em todos os atendimentos.

Além disso, há o risco de os desfibriladores eletrônicos automáticos, aparelho de ressucitação cardíaca por meio de choques elétricos, também pararem de funcionar por falta de pilha de lítio. De acordo com o Samu, a situação é crítica e pode se agravar se os estoques da pilha não forem repostos.

Em nota, a Secretaria de Saúde se limitou a informar que "os processos para contratação de empresa de manutenção dos aparelhos de reanimação cardíaca e para aquisição de baterias de lítio para os desfibriladores estão em andamento", sob análise nas "áreas responsáveis por pareceres e ajustes necessários aos certames". A pasta não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre os motivos da demora para compra dos materiais e se há uma previsão de quando a situação será normalizada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação