Cidades

Brasília é apenas a sétima capital quando o assunto é serviço de hospedagem

postado em 28/02/2012 12:05
A Copa do Mundo de 2014 está chegando, faltam apenas dois anos, e um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz dados preocupantes. Brasília é apenas a sétima capital brasileira, quando o assunto é os serviços hoteleiros no país.

Na pesquisa, a capital aparece atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Florianópolis. Lembrando que Florianópolis não está entre as sedes do Mundial.

Brasília tem o equivalente a 4,4% dos estabelecimentos de hospedagem do país. São ao todo 222 estabelecimentos, entre hotéis, motéis, pousadas e albergues espalhadas pela capital, que juntas somam pouco mais de 19 mil leitos disponíveis, além de quase 12 mil unidades habitacionais, que englobam, suítes, apartamentos, quartos e chalés.

O estudo revela um número menor do que foi apresentado pela secretaria de Turismo do Distrito Federal em junho de 2010. Na ocasião o órgão informou que Brasília teria cerca de 22 mil leitos de serviços de hospedagens. O que já seria insuficiente para receber a Copa. A previsão é que seriam necessários construir pelo menos mais 10 mil leitos para atender a demanda.

Em primeiro lugar na pesquisa, São Paulo tem 972 estabelecimentos em toda a capital, somando mais de 73,4 mil leitos disponíveis. O equivalente a 19,7% de todo o Brasil. O Rio de Janeiro vem atrás com 12,2 % e de Salvador com 6%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação