Cidades

Mulheres são a maioria entre os analfabetos e os desempregados no DF

Elas superam os homens em quantidade de desempregados e de pessoas extremamente pobres

postado em 13/03/2012 06:00

Romilda da Silva sabe apenas assinar o próprio nome. Viúva, ela ganha um salário mínimo e pensa em voltar à escola:

As mulheres são maioria no Brasil e em Brasília. Entre a população do Distrito Federal acima de 60 anos, a proporção feminina aumenta. Sinal de que elas vivem mais do que os homens. Sem deixar de chefiar as famílias, em muitos casos, conquistaram espaços importantes no mercado de trabalho. Os indicadores de desigualdade de gênero divulgados ontem (12/03), no entanto, revelam que os avanços estão longe de equilibrar o acesso às oportunidades.

O retrato traçado com base nos números da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) referente a 24 regiões administrativas indica dificuldade das mulheres ainda na fase de formação para o mercado. Em todo o DF, as mulheres somam 59,53% dos analfabetos. Exceto Águas Claras, Brazlândia, Riacho Fundo 2 e Varjão, em todas as cidades o percentual das que não sabem ler é superior ao dos homens. No Jardim Botânico, 80% delas se encaixam nesse nível de escolaridade.

Elas superam os homens em quantidade de desempregados e de pessoas extremamente pobres

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação