Cidades

Polícia inaugura unidade especializada em confecção de retratos falados

A previsão é de que outras cinco sejam estabelecidas no DF para descentralizar o atendimento à população

postado em 05/04/2012 08:06
A Polícia Civil do DF ganhou mais um instrumento para ajudar a identificar criminosos. Foi inaugurado ontem o Núcleo de Perícia Iconográfica do Gama, com capacidade para fazer cerca de 100 retratos falados por mês. A ideia é aumentar a eficácia e a agilidade das investigações de roubos, estupros, latrocínios e outros crimes. Parte de um programa para adequar o atendimento da polícia às necessidades da população, o núcleo é o segundo de uma série prevista para este ano. O DF deve receber mais cinco estabelecimentos para fazer o atendimento em Taguatinga Sul, Ceilândia, Samambaia, Brazlândia e Planaltina. Equipar cada um custa em torno de R$ 50 mil.

Sobradinho foi a primeira região administrativa a receber uma unidade do Instituto de Identificação, em 2011. No primeiro mês de atendimento, entre 10 retratos falados concretizados, pelo menos quatro ajudaram a solucionar crimes. ;O agente olha aquele rosto e muitas vezes consegue identificar quem é. Com essas características, ele pede a busca e prende o suspeito. Trabalhar com essa tecnologia é também mudar a cultura da polícia para beneficiar as investigações;, afirmou o diretor do instituto, Carlos César de Sousa Saraiva.

A previsão é de que outras cinco sejam estabelecidas no DF para descentralizar o atendimento à população

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação