Cidades

Antes das suspeitas, projeto de Brunelli abriu caminho para irregularidades

Antes de ser alvo de suspeitas, Júnior Brunelli conseguiu aprovar projeto, de sua autoria, que transforma a associação ligada à família dele de utilidade pública. A medida abre caminho para o recebimento de recursos públicos sem burocracia

postado em 29/05/2012 06:59

Desde as 13h de domingo, o ex-distrital Júnior Brunelli está preso na 5; Delegacia de Polícia (área central) suspeito de comandar um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares que deveriam subsidiar programas sociais para idosos. Brunelli é acusado em inquérito da Polícia Civil de lavagem de dinheiro, peculato, uso de documento falso e formação de quadrilha.

Os crimes teriam ocorrido em 2009, quando ele estava em seu segundo mandato de distrital. Mas foi na primeira legislatura, entre 2003 e 2006, que o então parlamentar preparou as condições para tirar proveito pessoal de sua condição política. Em 2005, Brunelli conseguiu a ajuda dos colegas da Câmara Legislativa para tornar de utilidade pública a entidade que mais tarde funcionaria como o canal dos roubos praticados pela quadrilha desbaratada na Operação Hofini.

Em seu artigo primeiro, o Projeto de Lei n; 2.040 deu à Associação de Assistência Social Monte das Oliveiras (AMO) um status especial ao tornar a entidade dirigida por familiares de Brunelli de utilidade pública. O título é como um cartão de visitas para a negociação de patrocínio, de contratos com dispensa de licitação e de recursos governamentais, distribuído muitas vezes sob a forma das emendas parlamentares de iniciativa dos próprios deputados.

Para conseguir o atestado, o autor do projeto na época ; o próprio Brunelli ; justificou que a AMO era uma ;instituição civil de direito privado com caracteres filantrópicos, culturais e educacionais que não visa lucros na aplicação de seus serviços;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação