Cidades

Risco de acidente cresce 23 vezes quando motoristas enviam SMS ao volante

postado em 20/06/2012 07:19
Mandar mensagem de texto pelo celular ao volante ainda é frequente entre os motoristas brasilienses. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a ação, apesar de ser a causa de muitos acidentes de trânsito, é praticamente impossível de ser fiscalizada, já que o condutor não deixa o aparelho à vista. Para combater a prática, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) começou, na última segunda-feira, a primeira campanha nacional para conscientizar a população sobre os perigos do envio de torpedos enquanto dirige.

A associação se baseou em pesquisas internacionais ; o Brasil ainda não tem estudos nesse campo ; para iniciar a campanha educativa. De acordo com os estudos, quando o motorista manda um SMS ao volante, o risco de acidentes aumenta até 23 vezes. A campanha alerta que apenas uma letra pode provocar uma colisão. ;Se um carro está a 60km/h e o motorista tira os olhos da via por apenas cinco segundos, o suficiente para digitar uma mensagem pequena, ele andou cerca de 100 metros sem olhar para frente. É como se, nesse período, uma pessoa cega estivesse dirigindo;, explicou David Duarte Lima, doutor em segurança no trânsito pela Universidade de Brasília (UnB).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação