Cidades

Operação padrão do IML é encerrada após promessa de nomeação de servidores

postado em 28/06/2012 19:11
Os técnicos do Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal, que entraram em operação padrão nesta quinta-feira (28/6), suspenderam a medida no fim desta tarde. Se a medida não tivesse sido suspensa, os trabalhos seriam realizados por um efetivo menor e com isso algumas funções ficariam pendentes.

A suspensão ocorreu após a promessa de nomeação dos 50 aprovados em concurso público, feita pelo chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger do Nascimento Barbosa.

De acordo com um dos diretores da Associação dos Técnicos em Necrópsia do Instituto Médico Legal (Asten), Diógenes Alves de Morais, caso as nomeações não ocorram, a categoria evoluirá o movimeno para uma greve geral.

Entenda o caso

Os agentes são responsáveis pelos serviços de remoção de cadáveres, necropsia, radiologia, fotografia, exumações, inumações, auxílio na sexologia, atendimento ao público em geral, transferência e retirada de cadáveres da geladeira para a câmara fria para coleta de impressões digitais, sepultamentos, identificação de familiares e entrega às funerárias.[SAIBAMAIS]

De acordo com Morais, os funcionários não são suficientes para atender familiares de parentes que morrem no Distrito Federal e Entorno.



Há 16 anos a função está sem novos servidores. O efetivo do cargo público é de 150 pessoas, mas atualmente só trabalham na área 37, sendo que nove estão com restrições de trabalho por motivos médicos e outros três exercem funções administrativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação