Cidades

Alunos invadem reitoria da UnB por mudanças na assistência estudantil

postado em 03/07/2012 19:30
Cerca de 60 estudantes estão na reitoria da Universidade de Brasília (UnB) desde o início da tarde desta terça-feira (3/7). A principal reivindicação é o fim da contrapartida para bolsa permanência dos alunos de graduação - o benefício é pago a estudantes carentes. O ato faz parte do dia nacional de manifestações dos estudantes grevistas em todo país.

De acordo com Lucas Brito, estudante de Serviço Social e manifestante, cerca de 100 alunos fizeram parte da manifestação desta terça-feira, "mas alguns saíram para tomar banho, comer e buscar utensílios para dormir", já que as negociações não vão ser feitas hoje.

Segundo o estudante, o Departamento de Desenvolvimento Social (DDS) e o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da universidade têm programa de assistência social para que alunos com pouca condição financeira possam se manter durante os estudos. Esses alunos devem passar por um processo de análise de perfil socioeconômico. O problema, segundo o manifestante, é que só pode receber a bolsa quem está participando de algum grupo de pesquisa. "E não existem grupos suficientes para todos os alunos", reclama. Assim, 50 alunos não receberam a bolsa.


Quando o Correio tentou entrar em contato com a assessoria da reitoria, quem atendeu o telefone foi Lucas. Ele informou que os funcionários deixaram o prédio depois que os estudantes chegaram. Segundo ele, os seguranças estariam na parte de baixo do prédio.


Os alunos também reivindicam definição de data para pagamento de indenização aos estudantes dos grupos 1 e 2 (os mais carentes), referentes aos dias de Restaurante Universitário (RU) fechado e negociação com o DFTrans para a garantia do passe livre estudantil durante a greve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação