Cidades

GDF tem que pagar internação na UTI mesmo depois do falecimento da paciente

postado em 09/07/2012 14:20
O Governo do Distrito Federal terá que pagar pelo tratamento de uma idosa de 77 anos, que precisou ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva, mas não havia leitos disponíveis. A família conseguiu na Justiça o direito de internar a idosa por conta do GDF.

A senhora foi internada, mas faleceu. Quando a conta chegou, o GDF afirmou que devido ao falecimento não iria mais arcar com os custos. O processo estava aberto desde 2007, e apenas agora a decisão saiu. O juiz estabeleceu que o GDF deve pagar as despesas, pois no seu entedimento "o Estado, não sendo capaz de fornecer tratamento público de qualidade nos seus hospitais, com capacidade de internação para todos os que necessitam, deve arcar com sua função e garantir saúde para a população".



Em nota divulgada por meio de sua assessoria de imprensa, a secretaria de Saúde informou que o processo é relativo a uma situação ocorrida em 2007. Disse ainda que não irá comentar a decisão judicial, e sim cumprí-la. A secretaria explicou também que a situação hoje é diferente.

"De janeiro de 2011 até agora, por exemplo, entraram em funcionamento 145 novos leitos de UTI. E até o fim do ano serão mais 55. O que vai dobrar a capacidade de atendimento", diz a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação