Cidades

Taxa de mortalidade reduz no Distrito Federal na última década

postado em 18/07/2012 16:38

A taxa de mortalidade no Distrito Federal só não diminuiu entre as pessoas com mais de 70 anos, segundo a pesquisa "Evolução da Mortalidade no Distrito Federal e na Área Metropolitana de Brasília (Amib) entre 2000 e 2010", divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Fazem parte da Amib as cidades do Entorno (Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso).

A maior redução das taxas de mortalidade coube à população infantil, com menos de cinco anos. A porcentagem passou de 9,5% em 2000 para 5,8% em 2010.



[SAIBAMAIS]As causas da morte também foram analisadas. Durante o período, mais de 23% das causas na Amib foram externas, que incluem mortes violentas, como acidentes de trânsitos e homicídios. Em 2010, elas representavam a causa da morte de pelo menos um quarto da população. As doenças no aparelho circulatório ficaram em segundo lugar com 23,4% e as neoplasias são responsáveis por 12%.

O que mais mata as mulheres são doenças do aparelho circulatório e neoplasias, já entre os homens, o principal motivo de mortes são causas externas. Entre as crianças menores de cinco anos o que mais leva ao óbito são afecções originadas no período perinatal, seguidas das malformações congênitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação