Cidades

LBV, Memorial JK e Torre Digital são os pontos mais visitados por turistas

postado em 02/08/2012 19:30
Complexo da LBV: o ponto turístico mais visitado da cidade

O Complexo Legião da Boa Vontade é apontado como o ponto turístico mais procurado da cidade. O dado foi publicado nesta quarta-feira (1/8), no Boletim de Monitoramento divulgado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF). Segundo a pesquisa, 100 mil visitantes procuraram o local no primeiro semestre.

O Memorial JK aparece em segundo lugar na lista, com 47 mil pessoas. A terceira posição é ocupada pela Torre de TV Digital. Inaugurada no mês de abril e permitindo visitações apenas aos finais de semana e feriados, o monumento de Oscar Niemeyer já recebeu 27,5 mil turistas e brasilienses este ano, entre mil e 1.200 ao dia. Na sequência, estão os palácios da Alvorada (12.247), do Itamaraty (10.581) e do Planalto (5.855). O sétimo lugar é do Memorial do Ministério Público Federal, que atende grupos de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e profissionais de áreas diversas.

O documento destaca dados coletados nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT;s) e atualiza as pesquisas sobre visitação na cidade. Com o apoio das instituições que permitem atividades de turismo nas dependências internas, a análise foi feita entre os meses de janeiro a junho de 2012. De acordo com os resultados, mais de 15 mil pessoas passaram pelos centros de atendimento durante o período. Destes, a maioria é brasileira e chega à cidade motivada pelo lazer.

Memorial JK: 7 mil pessoas procuraram o local no 1º semestre

A pesquisa revela que os principais visitantes vêm dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dos estrangeiros, o principal público vem de locais como os Estados Unidos, Argentina, França, Alemanha e Espanha. O perfil é de homens solteiros, com curso superior, que permanecem de dois a três dias na cidade e se hospedam em hotéis.


Via Sacra de Planaltina - A encenação da Via Sacra atrai milhares de pessoas para a região de Planaltina há 39 anos. O evento já entrou para o calendário oficial de eventos do DF pela tradição. Em 2012, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal decidiu avaliar o perfil do público frequentador, estimado em 70 mil pessoas.

Torre Digital: média de 1,2 mil visitações por dia

A pesquisa foi aplicada por 20 profissionais dos centros de atendimento ao turista, que receberam treinamento e foram supervisionados em campo. Durante duas horas, foram aplicados cerca de 460 questionários.

O resultado apontou que 15,2% dos fieis são turistas. Mais de 50% são mulheres entre 25 e 35 anos de idade. Cerca de 36% chegam a Brasília usando o transporte rodoviário, vindos, prioritariamente, do Estado de Goiás. Nesse público foi identificada a permanência de até dois dias, com hospedagem em casa de parentes e amigos, tendo os hotéis como segunda opção. A análise levou ainda em consideração o grau de satisfação dos turistas da Via Sacra.

O conjunto de serviços, que inclui segurança, organização e infraestrutura, foi bem avaliado. Os pontos de destaque são a beleza cênica e a encenação do ato religioso. Os dados completos do Boletim de Monitoramento estão disponíveis no site da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação