Cidades

Na Semana Mundial da Amamentação, DF quer aumentar seus números

postado em 05/08/2012 14:11
Em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, que teve início na última quarta-feira (1;/8), o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu um evento para mais de 600 pessoas no Parque da Cidade.

Entre famílias e crianças, a campanha denominada ;Amamentar hoje é pensar no Futuro; destaca que o DF é referência nacional e internacional em uso de leite humano pasteurizado para bebês internados em UTIs. Mas, 50% das crianças de zero a seis meses ainda não são amamentadas.

De acordo com a médica pediatra Míriam Santos, isso acontece pela falta de informação e apoio às mães. "São inúmeros os motivos que levam as mães a não amamentarem, como desinformação, desânimo, correria, trabalho, afazeres domésticos e elas acabam substituindo o leite materno pelo leite de vaca ou incrementando esse alimento que deveria ser exclusivo até os 6 meses, no mínimo", explica.



Juliana de Vasconcelos, também médica, e mãe de duas meninas, (uma de 3 anos, outra de 7) lembra que amamentar o filho previne doenças como alergias e pneumonia, além de fortalecer sua imonulogia. "Eu voltei a trabalhar há um mês, mas continuo amamentando, pela manhã e pela noite. Durante o dia, a babá dá verduras e frutas. Não precisa de outro tipo de leite", ressalta.

A secretaria de saúde informou que, nesta semana, os órgãos públicos do GDF passam a ter uma sala de amamentação, para incentivar as mães que acabam de voltar de licença-maternidade e motivá-las. O primeiro lugar contemplado será o Palácio do Buriti.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação