Cidades

Medidas para a desativação do Caje devem ser definidas em 10 dias

postado em 24/08/2012 17:38
O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa quinta-feira (23/8) anunciou uma portaria estabelecendo o prazo de 10 dias para a definição do conjunto de medidas e ações integradas que tem por objetivo a desativação completa da unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE).

De acordo com a secretária de Estado da Criança, Rejane Pitanga, o Caje é "um ambiente insalubre, superlotado, sem condições arquitetônicas e que apresenta muitas dificuldades, tanto para os adolescentes quanto para os servidores" e precisa ser esvaziado.

[SAIBAMAIS]Segundo Rejane, a desativação do Caje vai ocorrer o mais rápido possível. A secretária afirmou que não houve investimento nas últimas décadas por parte do Estado em políticas de promoção e defesa da infância e da adolescência no Distrito Federal.



Novas unidades de internação estão sendo construídas em São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria. Outras duas unidades, no Gama e em Sobradinho, estão aguardando a finalização dos projetos para começarem a ser construídas.

Assassinato

Na noite de segunda-feira (20/8), um adolescente de 17 anos foi enforcado em uma cela do Caje. Dois jovens de 16 anos confessaram que enforcaram e mataram o colega. Em depoimento, eles afirmaram que a vítima costumava dar socos neles e usar uma toalha molhada como um chicote para agredí-los. Segundo os adolescentes, as agressões motivaram a morte do adolescente.

Durante a noite, os jovens seguraram a vítima pelo pescoço, arrastaram-na para o banheiro, fecharam a cortina e a estragularam. As informações foram passadas pelos próprios infratores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação