Cidades

Exposição de viaturas do Exército encerra comemoração do Dia do Soldado

postado em 26/08/2012 13:17
Uma exposição de viaturas do Exército e a 10; edição da Corrida Duque de Caxias, no Eixão Norte, próximo à Quadra 103, encerram neste domingo (26/8) as comemorações do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto. Além das viaturas, também podem ser vistos equipamentos das Forças Armadas usados pela cavalaria e pela artilharia do Exército.

No local, médicos estão medindo a pressão arterial dos visitantes e as crianças podem brincar em camas elásticas e brinquedos infláveis. A exposição e as outras atrações estarão disponíveis até as 18h.


Regina Lemos, 42 anos, levou os dois filhos, Henrique e Tarcísio, de 8 e 5 anos, respectivamente, para conferir a exposição. Segundo ela, o mais velho pediu para visitar a mostra. ;Eu estou gostando porque tem muitos caminhões de combate e coisas de quartel. Eu tenho vontade de ser militar. Tenho uniforme fardado completo camuflado e coturno;, disse Henrique.

Estão expostas diferentes viaturas usadas pelas Forças Armadas, como o lançador múltiplo de foguetes, que alcança até 80 km de distância, o posto de comando e controle, que calcula dados topográficos e meteorológicos em campo e os veículos blindados e anfíbios, como o Urutu. De acordo com o tenente coronel Milton Gomes, todos os equipamentos são fabricados no Brasil, com tecnologia nacional.

Ainda estão disponíveis ao público uniformes, canhões e obuseiros, usados para lançar munição. Todos os veículos e equipamentos estão abertos aos visitantes e podem ser manuseados.

[SAIBAMAIS]Hoje também foi realizada a 10; Edição da Corrida Duque de Caxias, com cerca de 10 km e quase 2 mil inscritos. Antes da competição, os participantes tiveram que entregar 2 kg de alimento não perecível, que serão doados.

Vencedores da categoria em grupo, o time Pede Vento é formado por cinco integrantes, todos com mais de 40 anos. ;A molecada de 18 anos ficou toda para trás;, brincou o militar Ronaldo Dantas, de 48 anos. Segundo ele, que também participa de maratonas, o treinamento para chegar em primeiro lugar é diário. Ele treina cerca de 80 quilômetros de corrida por semana.

Todos os participantes da competição receberam uma medalha e uma toalha na linha de chegada e os vencedores ganharam troféus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação