Cidades

Semana do Peixe chega a 9ª edição e promove o consumo de peixe no DF

postado em 03/09/2012 10:02
Cozinheiros no

A 9; edição da Semana do Peixe começa nesta segunda-feira (3/9) no mercado do peixe do Distrito Federal, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) Sul Trecho 8 na Central de Abastecimento do DF (Ceasa), com eventos gastronômicos e a participação do medalhista olímpico Thiago Pereira. A campanha com o slogan: ;Pescado. Dá água na boca e faz bem pra saúde;, vai até o dia 17 de setembro, e visa incentivar o consumo do pescado e a venda de peixes em todo o Brasil.

O lançamento oficial aconteceu nesse sábado (1;/9) no Rio de Janeiro pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que também participará da cerimônia em Brasília junto com o governador do DF, Agnelo Queiroz. Durante toda a campanha o ministro irá visitar várias regiões do país para divulgar o evento.



Na campanha também serão distribuídas cartilhas com informações sobre os benefícios do consumo de pescados para saúde, orientações de como verificar a qualidade do produto na hora da compra e quais devem ser os cuidados na higienização. A cartilha irá contar com receitas regionais, com dicas para melhorar a saúde com a alimentação.

[SAIBAMAIS] No evento que começou às 10h, o ministro comentou sobre a produção e o consumo do brasileiro em relação a peixes. ;Somos baixos consumidores e produzimos pouco peixe. Precisamos baratear o pescado e produzir mais;, afirmou Crivella. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o consumo ideal de peixe é de 12 kg ao ano, enquanto no Brasil esse consumo chega somente a 9kg.

O governador Agnelo ressaltou a importância de fomentar o consumo do pescador e a produção da agricultura familiar e tomar o peixe acessível ao povo de Brasília. ;No fim do ano passado criamos o Mercado do Peixe aqui na Ceasa, que já recebe milhares de consumidores;, destaca o governador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação