Cidades

Campanha de vacinação contra raiva imuniza mais de 27 mil animais

postado em 18/09/2012 08:24
Os números são do último final de semana. No sábado (15/9), ocorreu a primeira fase da campanha, em 22 cidades do Distrito Federal. A próxima fase será realizada no próximo sábado (22/9), em Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1 e 2, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.

[SAIBAMAIS]Todos os cães e gatos com mais de três meses de vida que não receberam as duas doses da vacina em maio devem participar desta campanha. A imunização poderá ser feita em 154 postos. Os cães devem ser levados em coleira, e os gatos em caixas apropriadas para viagens.



Os animais mais novos, que ainda não completaram três meses de idade, podem ser vacinados de segunda a sexta-feira, na Diretoria de Vigilância, no Setor SAIN - Estrada Contorno do Bosque, Lote 4, ou nas inspetorias de saúde de Ceilândia, Guará, Sobradinho, Brazlândia, Planaltina, Núcleo Bandeirante ou Taguatinga.

Raiva
É uma doença que ataca os mamíferos. Ataca o sistema nervoso central, invariavelmente fatal. Os principais sintomas são: angústia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e mal-estar. Depois disso, ocorrem delírios, convulsões e morte. Os principais transmissores são os cães, gatos e morcegos, mas outros mamíferos também podem passar a doença para os humanos.

Raiva humana
O único caso registrado no DF ocorreu em 1978. Como estão ocorrendo muitos casos de raiva em morcegos, além de bois e cavalos, a secretaria de Saúde alerta que qualquer pessoa que tiver contato com esses animais com suspeita de raiva deve procurar os postos de saúde e descobrir se existe a necessidade de vacinação.

Controle de raiva

  • Vacinar cães e gatos uma vez por ano
  • Usar coleira, evitar que o animal fique solto na rua

Animal suspeito

  • Cães e gatos: mudam de comportamento, ficam agressivos, não se alimentam e não bebem água, ficam babando
  • Bois: ficam com a boca entreaberta, têm paralisia
  • Cavalos: mudam de comportamento, podendo ficar agressivos, têm paralisia, inicialmente das patas traseiras
  • Morcegos: mudam de comportamento, aparecendo em local e hora não habituais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação