Cidades

Captação de água em ribeirões de Planaltina recebe restrições da Adasa

postado em 20/09/2012 16:54
Usuários do ribeirão Pipiripau, em Planaltina, passam a ter três horas diárias para não realizarem captações a partir desta quinta-feira (20/9). A medida foi tomada na quarta-feira (19/9) por uma comissão coordenada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Os produtores locais, até então, precisavam evitar o uso da água por duas horas diárias.

O objetivo da ação, de acordo com a assessoria, é garantir o recurso para todos e manter a vazão. O ribeirão Taquara também foi incluído na medida. De acordo com o regulador da Adasa João Pedro Melo, "o acesso fica restrito de 9h às 12h para grande parte dos ribeirinhos. Já a margem direita inteira vai ficar impedida de 12h às 15h". João Pedro explica que a ação, tomada em anos anteriores é comum em setembro devido ao período crítico da seca, quando a vazão dos ribeirões fica menor.

As restrições vão até pelo menos, 3 de outubro, quando a comissão volta a se reunir para analisar o caso e tomar novas providências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação