Cidades

Missa de Sétimo Dia é realizada em memória da mãe de Honestino Guimarães

postado em 27/09/2012 22:43


Uma missa de 7; dia foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira (27/9) em memória de Maria Rosa Leite Monteiro, mão de Honestino Guimarães. Cerca de 50 pessoas, entre parentes e amigos, estiveram reunidos para a cerimônia na Igrejinha da 308 Sul, local práximo a casa onde a mãe do líder estudantil morava.

Conhecida pela força, alegria e perseverança que a impulsionaram a defender o filho durante a ditadura militar, Maria Rosa faleceu na madrugada da quinta-feira (20/9), aos 84 anos.

[SAIBAMAIS] Dona Rosa, como era chamada, foi uma das primeiras vozes a denunciar os desaparecimentos e torturas durante o difícil periodo vivido, naquele momento, pelo país.

Desde o desaparecimento de Honestino, que era líder estudantil na Universidade de Brasília (UnB), Maria Rosa se empenhou em luta fenomenal para encontrá-lo. Para Mateus Guimarães, 26 anos, um dos 14 netos, o momento foi de lembrar a alegria que a avó sempre transmitiu à família. "Sei da importância dela para a nossa história, mas ela também nos amou e nos ensinou muito, com toda a atenção que nos dava", disse.

Um de seus sobrinhos, Ubajara Leite, 54, contou que ela faria por qualquer pessoa o que fez pelo filho. "Me lembro de uma amiga dela que engravidou e queria abortar, e ela nunca foi a favor disso. Pelo contrário, ajudou na gravidez, cuidou da criança e deu muito carinho a essa mulher".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação