Cidades

Em protesto há dois dias, catadores não aceitam a interdição do lixão

postado em 10/10/2012 13:40
Mais de 2 mil catadores de lixo estão reunidos em protesto desde às 15h da última terça-feira (9/10) no lixão da Estrutural. A categoria colocou entulho na entrada e na saída do local impedindo a circulação de caminhões.

A reivindicação é contra o projeto do governo que pretende acabar com o lixão e implantar aterro sanitário. Os manifestantes afirmam que não querem ficar submissos a nenhuma cooperativa e que preferem trabalhar por conta própria. Os catadores das usinas de compostagem do P Sul e L4 Norte também estão em protesto pelo mesmo motivo.

Caminhões ficaram impedidos de entrar no lixão

O Governo do Distrito Federal (GDF) discute propostas para o novo projeto de resíduos solídos em audiência pública na tarde desta quarta-feira (10/10). A assessoria da Secretaria de Governo afirmou que nenhum contrato foi assinado e que a parceria Público-Privada pretende oferecer 22 centros de triagem para que os 4 mil catadores trabalhem profissionalmente e de forma segura. O GDF propõe ainda a instalação do primeiro aterro sanitário do DF em Samambaia, denominado de Aterro Sul, distante das residências.

A audiência pública está marcada para às 14h e será realizada no Teatro Nacional. Qualquer pessoa pode fazer sugestões ou críticas ao projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação