Cidades

Aproximadamente 450 mil pessoas deverão visitar os cemitérios do DF

Haverá reforço no policiamento e mudanças no trânsito para garantir a tranquilidade de quem reservará o dia para homenagear parentes e amigos. A previsão do tempo aponta chuva e temperaturas amenas

postado em 02/11/2012 06:31
Mesmo com uma temperatura amena ; que deve variar entre 17;C e 25;C, com previsão de temporais e pancadas de chuvas ;, o feriado de Finados deve levar milhares de pessoas aos seis cemitérios do DF (Plano Piloto, Brazlândia, Taguatinga, Gama, Planaltina e Sobradinho). Quem pretende homenagear parentes e amigos precisa ficar atento. Diferentemente dos dias comuns, hoje, os locais abrirão as portas das 7h às 19h. Também haverá mudanças no transporte público e reforço na segurança.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, o aumento de efetivo se deve à quantidade de pessoas que circularão pelas ruas. O número deve chegar a 450 mil. No ano passado, cerca de 620 mil pessoas compareceram aos cemitérios em 2 de novembro. A Operação Finados, que teve início na última terça-feira e segue até domingo, foi criada com o objetivo de intensificar o policiamento nos cemitérios do DF, por meio de um trabalho ostensivo.

Movimentação intensa desde o começo da manhã no Campo da Esperança

O cabo da PMDF Celso Alexandre Ramos explica que, além da segurança da população, o trânsito da cidade também terá esquema especial e contará com mais homens. ;O número de homens nas ruas, cerca de 500, é proporcional ao movimento previsto. Então, a polícia vai coibir e prevenir crimes em geral, além de organizar e facilitar a circulação de veículos e de pedestres, por meio da segurança, tranquilidade, acessibilidade e fluidez;, garante. Também haverá o controle de trânsito nas áreas externas aos cemitérios e fiscalização a fim de impedir que veículos sejam estacionados nas vias de acesso. Apenas os condutores de veículos particulares com credencial de idoso ou de portador de necessidades especiais terão acesso.



[SAIBAMAIS]Com o intuito de evitar transtornos, alguns cemitérios contarão, ainda, com entradas alternativas. No Plano Piloto, o público também poderá entrar pelo Setor Policial Sul e pelo Parque da Cidade. No Gama, duas vias do Setor de Chácaras estarão disponíveis. De acordo com a necessidade, o sentido das vias poderá ser alterado. Em Taguatinga, as pessoas terão como opção dois acessos pelo Setor M Norte. Na Avenida Hélio Prates, uma equipe formada por 17 agentes de trânsito vai atuar das 6h às 20h. Os servidores do Departamento de Trânsito do DF vão organizar o trânsito, nos dois sentidos da via, a fim de controlar o tráfego, facilitar a travessia de pedestres e realizar a triagem de entrada dos veículos no local. Serão utilizadas 13 viaturas e um guincho na operação.

Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), para facilitar a vida das pessoas que sairão de casa hoje, as linhas de ônibus que dão acesso aos cemitérios terão oferta aumentada das 7h às 18h, de acordo com a demanda. O restante das linhas irá operar com tabela horária de domingo. O funcionamento do Metrô-DF será como nos feriados, das 7h às 19h e tarifa a R$ 2.

Aos que desejarem orar pelos familiares e amigos que já se foram, a Arquidiocese de Brasília oferecerá 35 missas nos cemitérios do DF. As celebrações ocorrerão em intervalos de pelo menos uma hora e meia.

Opções

Para quem busca opções de lazer, várias atrações locais estarão abertas. O Zoológico, o Jardim Botânico e a Torre de TV Digital abrem das 9h às 17h. A Torre de TV funciona das 9 h às 18h e os shoppings entre 14h e 20h. Cinemas e praças de alimentação também funcionarão. O comércio abre a critério de cada lojista e a Água Mineral estará fechada hoje, mas o expediente será normal no sábado e no domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação