Cidades

Suspensa em piloti, residência presta homenagem à arquitetura de Brasília

postado em 11/11/2012 08:54

Se Brasília fosse uma casa e se essa casa fosse construída não em 1958, mas no ano 2000, ela poderia ser a casa de Sérgio Parada. O cafofo do arquiteto tem a tipologia moderna, com atualizações contemporâneas. Não é uma superquadra nem um edifício institucional, mas tem pilotis. São eles que deixam a estrutura solta do solo e fazem com que ela surja inteira aos olhos do observador, esteja ele em qualquer ponto do terreno. As quatro colunatas de cimento e aço libertam os dois volumes para uma integração contínua com o terreno ; jardins, piscina, quintalzinho na área de serviço, gramado na entrada, árvores de grande porte ao fundo.

[SAIBAMAIS] Apesar de ser uma casa contemporânea, ela não oprime o visitante. Não dá aquela ideia de moradia feita para visitação pública ou de galeria de arte, ainda que abrigue mobiliário de grife. Tem um notável painel dupla face de Athos Bulcão ; que os fez coloridos e agitados como o temperamento do dono da casa, mas o piso é ;de supermercado;, a escada é revestida com o mesmo piso de alumínio dos ônibus urbanos (aqueles nervurados) e uma parede tem chapisco rústico da arquitetura vernacular mexicana. É uma habitação pequena para os padrões do Lago Norte. Tem 350m; de área construída, mas os olhos alcançam, desde a sala de estar, todo o terreno de quase 1.000m;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação