Cidades

Chuva em Brasília faz UnB tolerar atraso de 10 minutos no vestibular

postado em 12/01/2013 13:34
A chuva e os engarrafamentos perturbaram a paz de quem participa do primeiro dia de provas no vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Os congestionamentos na capital fizeram com que a comissão organizadora do vestibular tolerasse 10 minutos de atraso, segundo o decano de graduação da UnB, Mauro Luiz Rabelo: previsto para as 13h, o fechamento dos portões só ocorreu às 13h10. O ainda na noite deste sábado.
No meio da tarde, por meio de nota, a assessoria de imprensa da universidade esclareceu que a ;tolerância; destacada na matéria é, na verdade, um padrão adotado em todos os eventos e locais de provas, que garante a compatibilidade entre os relógios: "Dessa forma, elimina-se o risco de fechamento dos portões antes do horário marcado e permite-se que as coordenações de aplicação comecem as provas simultaneamente", diz o comunicado.

Mas nem o "ajuste de relógios" salvou o músico Alan Mesquita, 27 anos, ex-candidato no vestibular de música. Ele mora no Incra 9, distante 50 quilômeros do Centro Educacional Sigma, na 912 Norte, onde faria prova; saiu às 11h30 de casa. Mesmo assim chegou depois de fechado o portão e foi desclassificado. Com a chuva, teve problema no carro e não conseguiu chegar a tempo: "Deveria haver mais tolerância nesses casos de imprevistos", reclama.

Com relógios alinhados, além do DF, as provas são aplicadas nesta tarde em Formosa, Goiânia, Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Este vestibular tem 24.977 inscritos - o índice de abstenção deve ser divulgado ainda no fim desta tarde.

Hoje, os estudantes testam conhecimentos em espanhol, francês ou inglês; língua portuguesa e literaturas, geografia, história, artes, filosofia e sociologia. Eles farão ainda a redação, que deve ter, no máximo, 30 linhas. A previsão é de que os exames trancorram até as 18h10.

Quem se antecipou não teve sofrimento. Foi o caso do maranhense Marcos Vinícius, 18 anos, que tenta uma vaga no curso de medicina. Hospedado em Santa maria na casa de um amigo, desde a sexta-feira (11/1), ele chegou mais cedo ao Sigma, na 912 Norte, onde faz prova nesta tarde: "No dia do vestibula é preciso mais tranquilidade e atenção a tudo".

Concorrente dele, Natália Dantas, 19 anos, mora na Asa Norte, mas saiu de casa às 10h30 e almoçou próximo ao local de provas, para não perder a hora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação