Cidades

Arquivo do DF digitaliza 34 mil documentos sobre o passado da capital

O processo sobre 25 fazendas desapropriadas em Planaltina de Goiás para a construção de Brasília foi concluído

Luiz Calcagno
postado em 22/01/2013 06:53

Conhecer a história de Brasília é fundamental para fortalecer a característica candanga. A região onde a capital do país foi erguida há cinco décadas era ocupada há mais de 200 anos. Para preservar a história brasiliense, o Arquivo Público do Distrito Federal deu início ao projeto Documento Goyaz. Por meio dele, papéis de diferentes locais do Brasil com menção à história antiga do DF estão sendo identificados, recuperados e digitalizados.

Em 16 de janeiro, o órgão concluiu a primeira etapa do trabalho e entregará ao fórum de Planaltina de Goiás, nesta semana, cópia de cerca de 34 mil pastas com informações sobre 25 fazendas desapropriadas para a criação da nova capital. As terras pertenciam ao município goiano, também conhecido como Brasilinha. Em março, os mapas ficam prontos.

A expectativa é de que, até o fim de 2013, sejam digitalizados documentos e mapas de outros dois municípios: Luziânia e Formosa. Além de Brasilinha, as cidades goianas cederam a terra onde Juscelino Kubitschek fundou Brasília. Quem informa é o superintendente do Arquivo Público do DF, Gustavo Chauvet. ;O Distrito Federal não nasceu de um espaço vazio. Mesmo Brazlândia, que é nossa região administrativa, já foi município de Luziânia. A Justiça goiana nos concedeu o direito de pesquisar os documentos de Planaltina de Goiás. A intenção é, futuramente, disponibilizar o material em nosso site;, explicou.

O processo sobre 25 fazendas desapropriadas em Planaltina de Goiás para a construção de Brasília foi concluído

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação