Cidades

Uso do celular ao volante rendeu 3.284 multas no primeiro trimestre do ano

Na última quarta-feira, os parlamentares aprovaram o aumento da pena e da multa a quem faz pega

Adriana Bernardes
postado em 27/04/2013 06:30

Dirigir, ler as placas de trânsito, obedecer às normas de circulação e ainda ficar alerta para os imprevistos, como uma freada brusca do carro da frente ou um pedestre desatento. Uma parcela considerável dos motoristas acredita que dá para fazer tudo isso e ainda falar ao celular, trocar mensagens e até usar a internet enquanto conduz o veículo. No primeiro trimestre do ano, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) emitiu 3.284 multas pelo uso irregular do telefone, número 50% maior do que as 2.183 aplicadas no mesmo período de 2012 ; os dados de 2013 significam que, todos os dias, 36 condutores são autuados pela irregularidade.

Para inibir esse tipo de conduta, a Câmara dos Deputados quer mais rigor na punição aos infratores. Em vez de infração média, com multa prevista de R$ 85,14 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor flagrado teria de pagar R$ 127,69 (grave) e perderia cinco pontos. O projeto se soma a outros, que têm tornado a punição para o infrator mais pesada, como no caso dos rachas.

A proposta para agravar a conduta de dirigir e usar o celular tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovada, deve inibir comportamentos como o do estudante de direito Eduardo Galvão, 22 anos. Ele tem a convicção de que consegue dirigir com segurança e usar todas as funções de um iPhone. ;Talvez os motoristas mais antigos tenham dificuldade. Mas eu, não;, assegura.

Na última quarta-feira, os parlamentares aprovaram o aumento da pena e da multa a quem faz pega

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação