publicidade

Aos 99 anos, Senhor Pereira é o mais antigo servidor público em atividade

João acorda todos os dias às 5h, faz exercícios e depois bate ponto na portaria do Ministério da Justiça, onde trabalha há quase quatro décadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 11/06/2013 07:00 / atualizado em 10/06/2013 21:50

Daniel Ferreira/CB/D.A Press

 

Aos 99 anos, um sergipano morador da Asa Norte esbanja saúde, lucidez, cultura e vontade de viver. João Pereira dos Santos acorda às 5h, toma café da manhã, faz caminhada e exercícios de alongamento. Senhor Pereira, como é conhecido, não gosta de ficar em casa. Gosta de gente, de conversar com as pessoas e de receber calor humano. Por causa disso, todos os dias veste um paletó e uma gravata e segue, dirigindo o próprio carro, para o Ministério da Justiça, onde trabalha há 38 anos, na recepção da portaria privativa. Ele é o servidor público federal mais velho em atividade, em Brasília. O aniversário foi comemorado no último domingo, com direito à festa em um clube da cidade.

Leia mais notícias em Cidades


Aposentado há 45 anos como inspetor da Câmara dos Deputados, Senhor Pereira esbanja memória e conhecimentos gerais. Sabe algumas palavras em tupi-guarani, japonês e inglês. Conhece a história do Brasil — patriota, guarda em casa uma bandeira do país — e diz entender até de astronomia. “Um ano-luz tem 9,5 bilhões de quilômetros. A estrela mais perto do nosso planeta tem 500 anos-luz”, diz. Apesar da idade avançada e de ter apenas o primário concluído, Pereira faz questão de mostrar que a leitura é a responsável por manter sua mente ativa. “Dinheiro acaba, e cultura, não. Nos presídios, deveria ter escola, porque a pessoa que estuda fica com cultura.”

 

 

publicidade

publicidade