Cidades

Para 84% dos motoristas, celular é a principal distração ao volante

Estudo também mostrou que os autores em potencial têm conhecimento do risco que a conduta distraída gera

postado em 08/08/2013 06:02
Pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) com 1.020 pessoas ; entre pedestres e motoristas ;, no Rio de Janeiro e em São Paulo, revela que, para 84% dos entrevistados, o celular é a principal distração ao volante. Mas existem outras: mudar a estação de rádio ou faixa de CD, ouvir música alta, fumar, ficar muito próximo do veículo da frente, prestar atenção a anúncios, pedestres ou ciclista na beira da via.



O estudo conclui que os autores em potencial têm conhecimento do risco que a conduta distraída gera e, ainda assim, não evitam o comportamento. Nesse cenário, ;somente um choque de ordem e uma contínua campanha de alerta poderá fazer com que as pessoas se conscientizem;, aponta a pesquisa. Entre as consequências da falta de atenção, os entrevistados citaram o risco de colisão com o carro da frente, o atropelamento de pedestres, a não percepção de buracos, quebra-molas e sinalizações na via e o atropelamento de um animal. Entre os 554 motoristas entrevistados, 48% admitiram ter passado por uma situação de risco ao volante em função da falta de atenção.


A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação