Cidades

UnB é a quarta em ranking do Ciência sem Fronteiras

Em dois anos, a instituição teve 1.359 alunos contemplados com bolsas do programa federal. Fica atrás somente de USP, UFMG e UFRJ. O objetivo, segundo o reitor, é subir na lista

postado em 14/08/2013 06:01
A Universidade de Brasília (UnB) é a quarta instituição de ensino superior que mais envia alunos para estudar no exterior pelo Ciência sem Fronteiras. Em dois anos, a federal candanga mandou 1.359 alunos a países, como Estados Unidos, Austrália e Canadá. O topo do ranking é dominado pela Universidade de São Paulo (USP), com 2.444 estudantes contemplados, seguido das federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

A expectativa da UnB é avançar rumo à liderança. O reitor da instituição, Ivan Camargo, explica que o resultado positivo se deve ao esforço que tem sido feito para estimular os estudantes a aproveitarem essa oportunidade. ;Achamos muito importante ter essa experiência, e os resultados são muito satisfatórios. Vamos continuar incentivando nossos alunos e esperamos estar entre as primeiras posições;, comenta.

Já no ranking das unidades da federações, o Distrito Federal é a oitava colocada, com 1.614 estudantes bolsistas. O topo segue dominado por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar de listar as instituições, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explica que o que conta é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ;O critério não é a universidade, é a nota no Enem. O aluno pode ter entrado em qualquer universidade, pública ou privada, de qualquer lugar. É a nota dele que vale;, frisa. É requisito que o estudante tenha obtido pelo menos 600 pontos no exame para participar da seleção.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação