Cidades

Chefs de cozinha distribuem marmitas em protesto por desoneração do setor

Donos de restaurantes vão às ruas para cobrar do governo a desoneração do segmento e mais segurança a clientes e trabalhadores. A manifestação será amanhã, na Rodoviária do Plano Piloto, com a distribuição de quentinhas

postado em 14/08/2013 06:05
A Rodoviária do Plano Piloto será palco para um ato inédito no Distrito Federal. Os donos de restaurantes vão distribuir, amanhã, marmitas no local, a fim de chamar a atenção às reivindicações do setor. A ideia é iniciar a manifestação por volta do meio-dia e encerrá-la apenas quando mil quentinhas tiverem sido entregues. Mais tarde, o grupo prevê uma passeata para divulgar a pauta. Cerca de 100 empresas se uniram para organizar a ação, entre elas, os restaurantes Oliver, Marietta, Jorge Ferreira, Fred, Rubaiyat, Dudu Camargo, pizzarias Baco e Valentina. De acordo com os empresários, Brasília disputa com o Rio de Janeiro o posto de segundo maior polo gastronômico do país, atrás apenas de São Paulo.

O grupo tomou a decisão em assembleia realizada no Xique-xique, há uma semana, com 200 presentes, entre empresários e representantes dos trabalhadores. A reunião tinha como objetivo discutir as possibilidades do setor. Até mesmo uma greve foi cogitada. A paralisação seria o fechamento dos restaurantes em horário de almoço. No entanto, o plano foi rejeitado naquele momento por ser considerado extremista. Ainda assim, o grupo se mostrou disposto a manter a organização para conquistar todos os itens da pauta de reivindicações.

A principal exigência é a desoneração da folha de pagamentos. Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF), Jaime Recena defende que o segmento precisa de mais atenção por parte do governo. ;É uma pauta clara. Ainda não há previsão para sair a desoneração para o nosso setor e, por isso, o pequeno e médio empresário é que está pagando a conta;, afirma.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação